iNetss escreveu:Falha lógica, um livre mercado que seja realmente livre não pode ter protecionismo. O que você vê é, sei la, chuto keynesianismo(economia) com corporativismo(política), eca.
Não é falha lógica, capitalismo e corporativismo são coisas diferentes e podem andar junto, se o seu pensamento austríaco é azeite, so sorry. Como falei, não é uma opinião.
Sobre protecionismo e livre mercado, depende do espectro. O Trump por exemplo, está adotando medidas protecionistas a favor de um liberalismo no mercado interno. (Mas sim, o livre mercado como você imagina não é possível com o protecionismo, aliás, não será possível nunca mais, mas veremos isso mais pra frente.)
iNetss escreveu:...Em outras palavras, enquanto os soças são mais ligados a dados empíricos e analisam bem o contexto...
Obrigado.
iNetss escreveu:Mas é uma cadeia, gente. Você acumula capital :Arrow: investe em produção :Arrow: gera empregos :Arrow: diminui naturalmente o preço dos produtos (oferta e demanda), e isso é uma evidência empírica que merece ser levada em consideração.
Nossa... Como é fácil economia.
iNetss escreveu:"Na favela existe restrição de títulos de propriedade. Existe salário mínimo e legislação trabalhista gerando desemprego e exclusão. Existe alvará, regulação e burocracia que fazem a polícia roubar mercadorias de comerciantes "ilegais". Existe desarmamento e proibição do comércio de algumas substâncias, gerando o tráfico e sua dominação. Existe fronteira fechada, encarecendo o custo de produtos de consumo. Existe alta tributação, forçando os pobres a pagarem altos impostos de consumo em cima de alimentos e itens básicos".
Alvará? Regulação? Desarmamento?... Vc não descreveu uma favela, desculpa, isso é uma justificativa para a existência de uma favela, no máximo, e sendo bem bonzinho (oq n significa que eu concorde). Inclusive, recomendo vc parar de assistir os vídeos do fulaninho que falou essa groselha. Sério. Pode começar a fazer mal.
iNetss escreveu:e sobre a burocracia ter diminuído mortes: As pessoas têm a liberdade como direito natural inalienável.
Fale-me mais sobre isso... Realmente estou curioso onde isso pode chegar, não se acanhe.
iNetss escreveu:Burocratizar (punir) a venda de cobertores que leva o prato de comida a famílias inocentes só porque O ESTADO, guiava guerras sangrentas financiadas com dinheiro público roubado sob ameaça de violência, vulgos impostos, é MUITO imoral. É um abismo de diferença, convenhamos.
Hmmmm, ok.
Então vamos raciocinar só um pouquinho.
Vamos dizer que hoje eu quero abrir uma empresa, quero fazer uma fabrica de bateria de carros, algo bem específico, e eu quero vender para o mundo inteiro, blza? Então eu vou fabricar a minha bateria utilizando uma mão de obra barata e pouco qualificada, porque, enfim... Como eu fabrico a minha bateria é problema meu, não importa. Acontece que meu Engenheiro de Produção comeu bola e o meu Engenheiro Mecânico não percebeu, fabricamos um lote inteiro de produtos com defeituosos, mas, o lote já estava nas mãos do cliente, que por sinal já colocou no modelo do seu carro e já entrou no mercado também. Ok. Tanto faz.
Acontece que um dos compradores do carro com uma bateria do lote estragado passou por uma travessia elevada em alta velocidade e um dos componentes do carro chocou-se com a bateria. A bateria sofreu com uma reação química e explodiu no processo, danificando o motor, a estrutura do carro e o motorista. É uma pena né. Esse motorista abriu um processo contra a fabricante do carro, sua história ficou conhecida e agora as pessoas estão pedindo para que haja uma regulamentação para o tipo de bateria que os carros utilizem, garantindo a segurança.
Essa história é hipotética. Mas um fabricante de carros hoje precisa fazer uma série de testes para comprovar a segurança dos componentes do veículo que ele irá colocar no mercado, pq ninguém quer morrer dentro de um veículo por causa de um erro de produção.
Outro exemplo. Vamos supor agora que eu crio porcos, para vender a carne, simples assim. A minha criação de porco é numa cidade do interior, bem afastada, a fazenda onde eu crio é isolada e no lado dele corre um rio. Os dejetos dos meus porcos, não preciso falar onde eu despejo né? Quem vai ficar sabendo? Só espero que nenhum familiar esteja usando a água desse rio sem tratamento. Ok, mas vamos nos concentrar na carne que eu vendo. Na temporada passada infelizmente minha produção foi maior que a demanda, sobrou muita carne. E jogar carne fora é pecado, guardei como pude, apesar de não ter depósito para tudo que produzi. Um mês depois eu consegui vender toda a produção e o acumulo. Talvez parte do acumulo já estivesse passado do ponto de consumir, mas eu vendi mais barato, então ta tudo certo, ainda mais que vendi o acumulado para um cliente chinês que compra carne de porco de diversos produtores, alguns do que eu sei que fazem a mesma coisa que eu. Esse cliente passa a carne adiante bem rápido, então quando descobrirem que a carne ta podre, não será mais problema meu ou do meu cliente, vai ser de algum mercadinho chinês e olhe lá... Ah, qualé! Salmonella nem é tão perigosa assim né!
Vc compreende que o livre mercado funciona até a página 2 (no máximo)? A gente vive numa sociedade tão globalizada e com um mercado tão ativo que é loucura não regulamentar nada. Isso são só dois exemplos dos mais bobos, mas que são preocupações reais. Pra você atender o mercado alemão, o nível de exigência é x, o mercado brasileiro y, o americano z... E assim, eu sequer comentei nada de relações trabalhísticas que também entram nessa brincadeira, mas ok, isso não existe no pensamento austríaco e blablabla, filosofia e tal... Mises é sábio e tal. Ok.
iNetss escreveu:Puts, nem tinha visto essa parte. Bom, pelo que posso perceber, você acha que o comunismo virá por gradualmente? Partindo de onde estamos agora para a left?
Não, não acho isso. O Comunismo PRECISA vir com revolução, esse negócio de gradualmente é com os reformistas. Hoje no ocidente há uma guinada forte para a direita, e esse é o cenário de uma revolução, pelo menos hipoteticamente. O Comunismo é uma evolução do Capitalismo, é pra substituir, não se moldar.
Mas no geral, a tendência é o ser humano sempre se regulamentar mais e mais até, ou se isolar. No princípio não havia nada, e voltar pro nada é impossível, a não ser que os "austrolibertários" são revolucionários também. Mas essa revolução tá mais longe que uma Revolução Comunista hein...