por Leomar Sáb Fev 16, 2019 10:03 pm
Considerações sobre o pergaminho:
Grande Rochosa é uma enorme falésia (montanha costeira praticamente vertical) que ocupa quase toda costa de Fajr-Regno.
Mar Venenoso fica em uma ilha próxima a Nag, reino de Akvlando
As Pontas da Morte são formações marinhas em forma de estalagmites no mar de Fajr-Regno cuja navegação é tão difícil que nem sereias nadam por lá.
Anel dos Deuses é um lugar em Akvlando de formação quase circular, onde as águas são quente a ponto de expelir vapor quase o tempo todo, estes vapores são sulfurosos e é uma região onde quase ninguém consegue chegar.
A forja não tem câmara fechada, não é difícil fazer uma de pequeno porte, já uma de grande porte exigiria muitos recursos, em ambas o mais complicado é projetar uma chaminé de escape que não jogue gases onde pode prejudicar alguém. A máscara especial serio o contrário: uma mascara hermética com um cano até o lado de fora onde puxaria o ar (pode ser mais complicada que uma câmara fechada.
Ka não faz ideia do que seja purificação dranaidista, obviamente um termo alquímico. Reatividade de três dias quer dizer que tem dois dias para o Ricardo não ter danos permanentes, depois disto é contar com a sorte (ou azar). Se quiser deixá-lo morrer, é o tempo que terá de aguentá-lo.
Linamarina é uma substância extremamente tóxica. Vocês usam em pequena quantidade com muito cuidado para trabalhos muito importantes para galvanizar. Como a forja raramente tem trabalhos tão importantes, a linamarina fica num pequeno saco num armário trancado por dois cadeados. A linamarina pode matar em menos de dez minutos com menos de meia colher. Explosão prânica é um termo mágico e também não faz sentido para Ka.
A forja também não tem tanques de decantação, pois Tiberys achou que não valia o investimento, e também não tem um tanque próprio para decomposição, usando gambiarras ou improvisações quando precisam de um.
Como mantiveram a forja fechada, as três horas já passaram, com mais uma hora de segurança pois provavelmente o metal queimou por mais tempo depois que Ricardo saiu. Como o resíduo costuma ser sulfuroso, podem medir a segurança a partir do momento que o cheiro de ovo pobre sair da forja.
Pó-de-margzan é um composto não muito difícil de achar com boticários, o problema é que ele também é tóxico, portanto trata de um veneno, depois tem que tratar de outro. Mandrágora e datavenia são duas plantas cujas lendas dizem que curam 90% de qualquer doença, mas são mais difíceis de achar e caras do que qualquer outra planta.
Se o liônio (Ln) faz ligas com o titânio (Ti) e o Nióbio (Nb) nas proporções citadas, é bem possível que se liguem ao cromo ou molibdênio mais ou menos da mesma forma, criando uma liga pesada, mas super-dura. Ao que tudo indica o liônio fornece uma proteção principalmente contra flechas. A medida 0,5/2denc. significa que a armadura criaria um pequeno "calo", mas não furaria. Na chapa com alumínio está 1,5/2denc. que é uma deformação três vezes maior, mas ainda é menos da metade que alumínio comum.
Pigmento "turvo profundo de Gaja" ou "dudano 13-40-15" são temperos para metais (normalmente um tipo de sal), o turvo profundo de Gaja e um pouco mais difícil de achar, sais dudanos vem de partes de Akvlando e os números representam diversas escalas deles, que podem dar muitas cores diferentes a metais. Alguns pigmentos podem influenciar em outras propriedades, mas normalmente influenciam quase só na cor.
O alquimista descreve mais ou menos a flor, dizendo que as pétalas parecem um hibisco branco, ele fala de sépalas e pistilo, mas isto não faz sentido para Ka, diz também que a flor macho (chamada de "consorte da bruxa") é dez vezes menos eficiente que a fêmea, e que portanto só a fêmea tem importância. Se Ka estiver realmente interessado em conhecer, deve procurar um desenho da flor em algum livro na biblioteca de Piro. Porém Ka pensa que o tempo perdido nisto pode ser muito grande e pouco útil, afinal, quem tiver esta flor deve saber como ela é (mas é possível achar o livro, se quiser assim mesmo).
Como ele não descreve de forma precisa, não dá para saber se tinha na casa de Jussara, porém Jussara tinha dezenas de flores e raízes, a maioria seca, então seria difícil dizer que ele tenha visto AQUELA flor.
Ricardo está meio inconsciente, então falar com ele será perda de tempo.