Artorias escreveu: Kether escreveu:O ruim foi você correr na direção do cara...
Gera ataque de oportunidade, não podemos deixar de pensar na mecânica do D&D3.5, por exemplo.
Correr na direção é uma coisa, mas poderia ir de carga (parece igual mas não é) e carga não gera ataque de oportunidade.
Por isso que o meu clérigo não vai se aproximar tanto. Para forçar que o inimigo se aproxime, e como está em postura defensiva e não em defesa total eu ainda posso ter 1 ataque de oportunidade caso ele entre na minha área de ameaça.
O mapa é bom porque você tem bem a visualização das áreas de ameaça.
Deixa eu ver se compreendi a mecânica:
Avançar até o inimigo permite que ele possa usar "ataque de oportunidade" quando entrar na área dele, seria como "reflexo/instinto/reação"? E a defesa não será total para esse tipo de ataque, correto?
Enquanto que se avançar apenas um pouco permite manter um "ataque de oportunidade" quando o inimigo se aproximar?
Explicando....
Um personagem leva um ataque de oportunidade SEMPRE que ele andar mais de 1 quadrado na área ameaçada de 1 oponente. Por exemplo... o Jack deu 1 ataque de oportunidade no Zhentarim pois o mesmo andou 2 quadrados ao lado dele... Se vocês olharem no Mapa... o Zhentarim 10 andou pelos quadrantes (ele ainda não está no quadrante final pois não atualizei), mas já sabia que ele ia fazer esse percurso porque não viu o Jack.... Ele passou pelos quadrantes... H7 e I7.... Quando entrou no H7, ele andou apenas 1,5m... então não levou um ataque de oportunidade... só que quando ele andou mais 1 quadrante (indo pro I7), ele percorreu 3m dentro da área ameaçada do Jack... Logo, além de levar o ataque normal do Jack, ele levou um de oportunidade.
Algumas coisas importantes:
- Cada personagem só dá 1 ataque de oportunidade por turno, independente de quantas pessoas cruzem o seu caminho... eis a importância de deixar todos anunciarem a ação, pois você pode escolher em quais dos ameaçados você dará seu ataque...
- Se quiser dar mais de 1 ataque de oportunidade, o personagem pode comprar um talento chamado reflexos em combate... ele permite que você dê POR TURNO um numero de ataques de oportunidade igual seu bonus de DX... mesmo assim... vc só dá 1 ataque de oportunidade por "vacilo" do oponente.
- Outras coisas que provocam um ataque de oportunidade:
+ Bater desarmado contra um oponente armado (a não ser que você tenha o talento de combate desarmado aprimorado ou seja um Monge)
+ Levantar-se
+ Conjurar uma magia
+ Disparar com um arco estando colado em um personagem armado.
Você NÃO dá ataques de oportunidade se você estiver desarmado (ah não ser que você tenha o talento que mencionei), com Magias e nem com armas a distância.
Algumas armas (como lanças e alabardas, além de monstros muito grandes) possuem uma área ameaçada maior... Prestem atenção nisso.
Se você "investir" ou der uma "carga", você NÃO leva ataques de oportunidade, Ah não ser que o oponente esteja com uma arma de haste.... (ai você tá fudido, porque o dano do ataque de oportunidade é dobrado).
No começo eu darei dicas.... depois que vocês pegarem a manha, se vacilar, vacilou...