por Kether Qui Ago 08, 2019 7:38 pm
Heitor e Christiano seguem pelas ruas do Centro do Rio, seguindo até o Quartel General da Polícia Militar do Distrito Federal. Em seu portão de entrada de veículos estava a guarnição composta por quatro policiais sentados num banco ao lado da cancela e outros dois de pé um de cada lado da entrada com suas armas no coldre.
Mais ao lado, uns três passos há uma segunda entrada para pedestres, nesta entrada não há nenhum soldado de guarda. Os dois homens estão do outro lado da rua na frente de um bar bem movimentado com vários homens no balcão tomando café da manhã, porém nenhum ali está fardado contudo muitos possuem o corte de cabelo típico dos militares.
Quase de frente a entrada de pedestres no mesmo lado da calçada (ou passeio dependendo do local do Brasil de onde você é) há uma banca de jornais grande com publicações francesas, americanas e inglesas dos mais variados temas.
Eles observam tanto a entrada do quartel quanto as pessoas no bar e reparam que podem ter sucesso em ambas abordagens, mas que nenhuma das pessoas ali eram o policial que eles procuravam.
---------------------------
Rafael e o padre estavam na entrada da Biblioteca com a atendente.
- Eu sei quem é você Rafael Lins. Nossas famílias eram vizinhas quando erámos crianças. - a jovem ri. - Como você não deve se lembrar de mim, Heloísa, a Helô. E agora sou a Senhora Ramos. - ela termina mostrando a mão esquerda com uma humilde aliança.
Rafael não se recordava de quem ela era, mas quando ela falou a Helô ele se recordou de uma amiga de seu irmão mais novo, uma paixonite de infância de Otávio. Também lembrou de uma época na qual os pais conversavam muito com os vizinhos e depois falar sobre eles se tornou um tabu em casa e eles acabaram caindo no esquecimento.
- Creio que não será necessário se incomodar conosco, minha jovem. Sei que sua atenção e ajuda é solicitada por outros além de nós e não devemos atrapalha-la. Se puder nos mostrar a seção e talvez nos indicar alguns livros já será de enorme ajuda.
- Não seria problema nenhum senhor padre. Eu posso levá-los até a seção onde podem encontrar este tipo de literatura. A biblioteca é muito grande e facilmente pode se perder, já que existem muitos espelhos e a arquitetura do prédio é perfeitamente simétrica. O que pode causar até mesmo para nós que trabalhamos aqui a pouco tempo, ter dificuldade para encontrar os caminhos.
O grupo segue até o terceiro andar da biblioteca onde ficavam os livros menos procurados.
- Chegamos. Podem pegar os livros que precisarem nestas estantes. - ela aponta para um local onde haviam 20 estantes de 1,90m de altura por 4,00m de comprimento. - Estarei ali. - ela aponta para um local onde havia um balcão com um fichário daqueles que parecem uma caixa de acrílico. - Se precisarem de ajuda, estarei a disposição. Os livros estão ordenados pelo nome do autor e nome da obra e volume. Este seguindo do menor para o maior. A maioria dos livros possuem pelo menos dois exemplares para consulta a no máximo cinco. No meu balcão eu tenho alguns fichários para fazer a consulta também por temática. Fiquem a vontade e bons estudos.
Ela então se afasta da dupla formada por um jornalista e um padre.