Saudosistas! Esta proposta é para vocês!
Chame-me de velho, mas a verdade é que sinto muita falta de quando narrei essa campanha pela primeira vez. À época, estava com 19 anos, sem saber exatamente o que fazer da vida… além de jogar RPG pelo menos duas vezes por semana presencialmente com dois grupos diferentes de amigos.
Em especial, sinto falta dos papéis e dos dados. Entre as fichas de personagens, folhas de anotações sobre os pontos importantes e personagens relevantes do jogo, listas de itens, mapas toscos desenhados à mão e, é claro, os precários desenhos dos personagens, feitos com a perícia mediana de alguém que gosta de animes mais do que tem talento para a arte.
Se fosse possível, eu reviveria esse momento. Mas, infelizmente, meus amigos e primos estão demasiado longe (Portugal) ou sem tempo (família/filhos/namoradas, emprego, faculdade). O fórum é especial por nos permitir juntar pessoas que talvez nunca realmente fosse possível conhecermos para que possamos jogar nosso amado RPGzinho, então vai ser por aqui mesmo, resolvendo o problema de distância e disponibilidade de tempo.
Contudo, eu gostaria, de verdade, de invocar os antigos poderes do verdadeiro RPG de mesa e convidar àqueles que tiverem interesse em participar desse jogo, a imprimirem uma ficha em branco, arranjar/comprar 3d6 e manterem suas anotações sobre o jogo em papéis que serão compartilhados através de fotos nos tópicos. Usaremos o fórum apenas para as interações on e off game. Porém as rolagens e todo o material de jogo será físico, feito e mantido por nós (mestre e jogadores), incluindo ilustrações de personagens e mapas (em papel quadriculado) com miniaturas (mesmo que improvisadas).
Topa? Então vamos nos divertir!
Proposta
Cenário e Momento
Record of Lodoss War é uma franquia com temática de fantasia medieval composta por uma série animada, romances, quadrinhos e jogos eletrônicos.
O foco da campanha será justamente o período coberto durante a primeira etapa da serie animada (anime), que compreende os episódios 1 a 8. Se você nunca assistiu, considere fazê-lo. É uma obra fantástica, talvez a mais fiel jamais retratada sobre o universo do gênero fantasia medieval que mais se aproxima da realidade do RPG; E, mesmo que não assista, não tem problema. Com um pouco da leitura sobre o cenário que vou disponibilizar, você será perfeitamente capaz de se situar no jogo… então não deixe de jogar por conta disso. Mas, se você já assistiu, sinta-se em casa, pois vamos explorar o melhor (e mais nostálgico) do anime.
Subi os episódios do anime no meu drive pra facilitar o acesso a quem tiver interesse em ver.
Grupos de Jogo
Minha intenção é montar dois grupos de jogo, que estarão envolvidos com duas tramas paralelas que eventualmente vão se cruzar com os acontecimentos retratados no anime, inclusive com encontros pontuais com os personagens principais. Enquanto um grupo pode ser trabalhado de forma mais casual, o outro eu gostaria que fosse um pouco mais duradouro, para que a gente consiga realmente ir do episódio 1 ao 8, com uma evolução notável dos personagens em nível de poder e influência. Dessa forma, vou pedir para cada jogador indicar se prefere jogar no grupo duradouro (no qual vou cobrar mais atividade e compromisso), ou se prefere o grupo casual (que podemos andar num ritmo mais leve e também permitir saídas e entradas sem maiores problemas e sem prejuízo para o andamento do jogo). Claro que, para o grupo duradouro, vou fazer uma curadoria mais apurada dos jogadores, como tempo de fórum e frequência de atividade. Então, por favor, já tenham isso em mente quando for pedir a vaga.
Serão 3 vagas para cada grupo.
Grupo Veterano
Postagem 1 vez a cada 7 dias, no mínimo. Posts mais bem elaborados, bem descritivos.
Grupo Variado
Postagem 1 vez a cada 10 dias, no mínimo. Posts podem ser mais diretos, menos rebuscados, mas com pelo menos um paragrafo de três linhas, que considero ser o mínimo para expressar as intenções e/ou ações de um personagem.
O sistema que utilizaremos é GURPS (3ª Edição), com apoio do GURPS Fantasy e o GURPS Magia. O material que tenho é nesse sistema, e tem também muito a ver com o lance saudosista do qual citei lá no começo. Tenho a tendência de usar o sistema de forma simplificada, para não travar muito o jogo… mas vai também do perfil de cada grupo.
Caso não tenha experiência com GURPS, não se preocupe. Vou auxiliar na criação da ficha e na explanação geral de funcionamento do sistema, pelo menos no que for realmente mais recorrente para a condução do jogo.
Personagens
Os personagens serão criados com 120 pontos, podendo ter até 40 pontos em desvantagens e 60 pontos em vantagens.
Raças
Além dos humanos, serão permitidas as seguintes raças do GURPS Fantasy:
- Elfos (Alto-Elfo)
- Elfo Negro (Moriquendi)
- Meio-Elfo
- Anão (Naugrim)
- Meio-Anão
Um índice e informações das raças estão compilados aqui.
Dinheiro Inicial
$900
* Não precisa comprar sua arma primária ou equivalente. Eu darei um “presente” para cada personagem, dependendo da história/background do personagem. A qualidade do presente irá depender de quão bem elaborada e escrita for a história, então caprichem e serão bem recompensados.
Andamento e Evolução
O jogo será dividido em Atos. Cada ato terá um início, meio e fim, com foco num objetivo a ser alcançado. Cada ato deve ter em média 40 posts (se o grupo estiver completo) e ao final será dada a experiência para cada personagem. Serão avaliados os seguintes itens:
- Interpretação;
- Desenvolvimento da trama;
- Qualidade de post (português/gramática/redação);
- Interação adequada entre personagens (de jogadores e NPCs);
- Genialidade / Surpreender o Mestre.
* Um ponto de XP adicional será dado ao personagem/jogador que eu julgar ter sido o destaque de cada ato. Esse ponto de XP é um incentivo para que cada jogador tente ser o melhor a cada momento do jogo.
Quer Jogar?
Responda esse tópico com as informações a seguir.
- Código:
[b]Grupo pretendido:[/b] (Veterano ou Variado)
[b]Raça pretendida:[/b] (Humano, Elfo, Anão, etc)
[b]Arquétipo pretendido:[/b] (Soldado, Caçador, Clérigo, Mago, Feiticeiro, Nobre, Bandido, etc. No GURPS não existem classes preestabelecidas, então o conjunto de perícias é o que determina o que o personagem é… mas podemos simplificar com esses esteriótipos para ajudar a montar grupos com alguma diversidade.
Se quiser adiantar a ficha, esse link vai te ajudar com consultas rápidas para a criação do personagem. Lembrando que só serão aceitas fichas em papel (fotografar a ficha para postar). Aqui está um link para baixar a ficha para imprimir. Claro que pode adiantar o personagem em escrito aqui no fórum, mas ele só será aceito definitivamente com a ficha física (fotografada e enviada aqui).
Outros detalhes serão postados no tópico da mesa. Dúvidas poderão ser tiradas aqui mesmo nesse tópico.
Bom jogo pra nós!