Ankou escreveu:@GodsCorpse @Bravos @Faor @Dycleal
Pessoinhas, bora conversar de totem, tem alguns dias que eu venho pesquisando e fazendo umas perguntas ao @Wordspinner como funcionam totens no cenário.
É fato que ter o totem vai ser fundamental pra nossa alcateia no jogo e o narrador já me adiantou que o totem vai seguir de acordo com o gosto da maioria, vou dar uma resumida sobre o que o totem dá.
Totens dão características na ficha de todos os personagens igualmente, de acordo com o nível de poder e tipo do totem, e o poder dele é determinado de acordo com a pontuação somada de todos os membros da alcateia.
Pontos de Totem
1-8 - 1 de experiência
9-14 - 3 de experiência
15-19 - 5 de experiência
20+ - 10 de experiência
Essa experiência serve pra comprar qualquer coisa que não seja ponto de totem ou loci pessoal, vamos de exemplo aqui um espírito do vento e velocidade relativamente fraco e esse espírito confere a qualidade Fleet of Foot 1 (Pés Rápidos) uma qualidade que dá mais velocidade, todo os personagens da alcateia, incluindo parentes ganhariam essa qualidade.
Um totem também tem suas própria aspiração e essa aspiração se torna parte das aspirações dos personagens em adição as que já temos.
Os totens assim como os personagens tem seus objetivos, talvez um totem de guerra só queira ver o pau quebrar, um totem de conhecimento queira novas descobertas tecnológicas, tudo isso vai depender do que a gente quer de totem, e de acordo com a personalidade e tipo do totem vai entrar o Ban dele que é uma proibição/algo que a alcateia é compelida a fazer. Por exemplo um elemental do fogo nunca vai poder ficar completamente submerso em água então o ban da alcateia muito possivelmente seja esse, enquanto um espírito predador talvez queira um pedaço diário de carne de caça de oferenda.
Como eu conversei com o narrador eu não faço muita questão de como seja o totem, desde que os outros lobisomens intrusos pisem no nosso território e pensem / falem "melhor eu dar meia volta e ir embora".
Em termos de mecânica eu gostaria de ter um totem de 15-19 pontos, por que ele é bem forte, mas não tão forte pra fazer a gente de gato e sapato, e com os 5 de xp dele considerando que tá vindo um quebra pau pra cidade com puro, eu acharia bom ter 1 ponto de vigor gastando assim 4 pts, pq é o atributo mais genérico e ajuda a gente a ficar vivo e a manter a forma do gauru mais tempo e o 1 de xp restante, num mérito (?), uma especialidade de skill (?) não sei, mas pode ser algo legal pra complementar o que o totem é.
Ou a gente pode considerar pegar realmente um totem de 20+ pontos, e é aí que a coisa fica grossa, pq a gente vai ter suporte/ser usado por um espírito MUITO brabo.
Mas eu topo o que vcs toparem e o quanto estiverem dispostos a torrar do nosso futuro xp em totem.
Não sei como estão as características sociais e mentais de vocês, mas são umas que me são de interesse investir conforme o tempo para o Franco.
Andei pensando no totem bastante (até tinha pensado em por um ponto amais na criação), vai ser um que vou dar o que puder minha XP.