Lannister escreveu: Claude Speedy escreveu: Lannister escreveu:Meu receio só é ser uma situação de regra da casa e o mestre ta privilegiando alguém, não sou fã disso, todos devem seguir as mesmas regras pra ser justo e equilibrado, ambas as fichas tem 120 pontos então ou é uma metamorfose, ou uma invocação, ou um capanga. Tou curioso e ao mesmo tempo preocupado com o resultado disso ai.
Lannister escreveu:Tou só aguardando o poder invocação ou metamorfose aí pra justificar essas duas fichas.
Bom, vamos lá... primeiro, as razões dela ter mandado as duas fichas não foram faladas por ela em nenhuma postagem, então , eu entendo vocês especularem... Até mesmo os dois mestres que nos abandoraram, um pra virar jogador e o outro nem pra isso...
Mas virem com papo furado de eu querer privilegiar e expor isso pra geral, infelizmente vai receber um esporro da minha parte.
A ficha dela NÃO esta pronta.
Ela quis propor que um persoangem virasse outro.
Nós estavamos nos falando pra aos poucos eu ir sugerindo ea judando a ficha de forma que ela possa ser uma pessoa comum que troca de lugar com o Marreta.
Algo parecido com o que acontecia com o Rick Jones e o Capitão Marvel na Marvel...
...Ela em momento algum deu QUALQUER resposta pra vocÊs, porque vocÊs tão sendo um pé no saco e tão intimidando a NOVATA.
Isso é RPG, cooperação do TIME.
Quer ajudar, sabiam TODOS vocês... que o uso de Capanga, Metamorfose e Invocação já foram conversadas antes de vocês meterem o bedelho pra virem com acusações em cima de mim, tá beleza?
Quer ajudar? Mais que bem-vindo cada um de vocÊs, mas vir com esse papo de
"AH, ela tem duas fichas com mais pontos de 120 " eu já to falando com ela, não é "Porra, vc tá sendo privilegiada"
Acho sacanagem comigo e com ela, não to tendo tempo de POSTAR as missões, responder pra ela e ainda ter de responder tiradinha de vocês? Blz?
A sacada com a ficha do jogador ir se inspirar no psiônico do livro pra fazer o AMANHECER inspirada em uma ficha de 150 pontos vale, mas quando eu peço pra jogadora colocar a ideia geral das Fichas AQUI que em momento algum foi fechada pra se tornar oficial para eu ajustar aos poucos aí é um sacrilégio no Mestre...
...perguntem com mais delicadeza da próxima vez, não venham com inquisição.
E se vocÊs 3 quiserem montar mesa, eu jogo.
Se acalme meu filho, questionar faz parte do jogo tb, todo mestre tem que ta preparado para ser questionado, mestre não é dono de mesa de rpg ele é só mais um jogador, só que um jogador com mais controle. Já me deparei com muito mestre distorcendo regras para beneficiar um jogador apenas , inclusive aqui mesmo nos primórdios do NovaEra. Como achei estranho as duas fichas e, de primeira mão, as pontuações não estavam batendo, tou no meu direito de questionar pq eu penso no coletivo, de que todos devem usar as mesmas regras, se criou algo diferente tem que ser válido para todos, montei a Suprema me baseando nas regras que o Scorpion colocou, por exemplo, e eu queria ter colocado mais coisas que infelizmente não deu pra fazer devido a essas exigências e se aparece um personagem que não usou essas regras eu vou questionar sim pq ai todos deveriam ter o direito de refazer os personagem sem as restrições de antes.
Eu expus meu receio em público, eu poderia só ter comentado com os jogadores em off e isso sim seria sacanagem da minha parte. Não sou uma pessoa condescendente e muito menos penso só em mim, eu questiono por todos, pra que todos tenham os mesmos benefícios e restrições, mesmo n curtindo eu tou lá sendo um dos primeiros a postar, ajudando na montagem das fichas, ajudando como posso para a diversão de todos, mas se algo me incomoda eu vou falar, eu agi de forma natural, não fui mal educado muito menos rude, esse tipo de acusação sim é bem chato de ta vendo, até pq ta colocando outras pessoas no meio, não teve mais ninguém além de mim que achou estranho e expôs isso de verdade, então não vamos acusar outras pessoas por coisas que elas não fizeram, como esse texto todo seu ai me parece ser pessoal e não relacionado ao jogo em si vc poderia só ter vindo falar comigo no privado que se resolveria sem todo esse alarde.
Fora isso, não vou levar nada pro pessoal, mas se caso as regras de criação de personagem foram alterados por você, por favor avisa a todos os jogadores para que tenham o direito de escolha de alterar a ficha para se adequar as novas regras é o mais legal de se fazer, mas se nada mudou então não tem necessidade de começar uma discussão.
E desculpem pelo textão.
Bom, vamos lá... Essa aqui é um debate que tá ganhando algum calor, eu não me intrometeria se essa não fosse uma mesa que não estou, mas vou ingressar nela logo, então estamos no mesmo grupo. Estou debatendo o meu personagem com o Glácuio no paralelo no zap zap, então saibam que ele tá com mais esse personagem pra ver além do personagem que os outros já sabem e além de estar também planejando o personagem dele pro meu jogo que está vindo aí, então eu sei como o Gláucio está sobrecarregado, além disso ele tem a vida pessoal e outras crônicas pra cuidar, no mais, eu gostaria de fazer um pedido de consideração aos jogadores em nome de qualquer narrador: Não cobrem post. Cobrar o mestre é frustrante para o mestre porque ele começa a sentir uma certa responsabilidade além da que ele já sabe que tem, causa uma certa pressão incômoda e faz o post sair a contragosto, o que vai ser frustrante pro jogador que vai ter um post fraco porque o mestre não o escreveu no melhor momento. Todo mundo tem que estar confortável com o ritmo da mesa sem sentir que estão sendo obrigados a postar quando não estão afim ou quando não podem, isso tudo pode ser negociado, separar jogadores que postam muito dos que postam menos, o jogador aceitar que o mestre tem o ritmo dele, ou entrar em um acordo que a mesa X não é pro jogador Y devido ao ritmo e se retirar da mesa sem ressentimentos porque tudo foi uma questão de adaptabilidade. Também seria interessante ninguém fazer promessa: "hoje vou postar", "amanhã eu posto" porque gera uma espectativa e quando não é cumprida existe frustração, errar é humano, queremos prometer até pra deixar o colega animado, mas acho que seria interessante não fazermos mais essas promessas para não ter mais espectativa quebrada.
Com relação à exposição, olha, eu também senti a tensão na escrita do Gláucio com relação à apontadas de dedos etc. e como eu disse, eu sei como o Gláucio está sobrecarregado com muitos jogos e com vida pessoal, eu até já conversei com ele que talvez fosse até melhor ele chegar em algumas mesas que ele participa, seja como mestre ou jogador, e dizer que vai encerrar as atividades na mesa devido a falta de disponibilidade da rotina atual, aí iria ser dele qual mesa ele iria desistir ou não, e iria ter de aceitar que a mesa que vou jogar pode ser que seja uma das mesas encerradas. Isso se ele realmente resolver acatar meu conselho. Sinceramente nesse momento estou pensando mais pela saúde mental do cara e sei que ninguém aqui também quer o nosso narrador tendo um piripaque no chão com ansiedade, mas vai dele querer tomar essa decisão ou não, e se tomar, quais mesas ele vai abrir mão. Eu também entendo e concordo com o ponto de vista do Lannister, se a ficha da Zireal está estranha é preciso ficar atento se nenhum jogador está sendo privilegiado, eu também já vi narrador privilegiando jogador e isso é muito frustrante. Ele entende do sistema então ele é bom ajudar o narrador se o narrador quiser essa ajuda. Eu não vi a ficha da Zireal porque a bem da verdade eu não me importo com a ficha alheia e deixo o trabalho de ver se está certa pro narrador, esse é o papel dele afinal de contas e cabe a cada narrador aceitar uma fiscalizada dos outros players para ajudar ele numa correção de ficha ou não, afinal muita coisa pode passar despercebida, em M&M principalmente.
Agora, o Lannister falou algo que realmente me chamou a atenção
"vc poderia só ter vindo falar comigo no privado que se resolveria sem todo esse alarde.", bom cara, agora tenho que dizer: Você também poderia ter feito o mesmo e ido questionar o Gláucio no privado, mas tu não fez. Expôs aqui sua preocupação de o mestre estar privilegiando uma pessoa que detalhe, ele nem conhece. Porque privilegiar alguém que ele nem conhece? Não tem sentido. Posso te dar certeza que o lance contigo não é pessoal e que se o Glacuio demonstrou tensão no texto dele, e ele demonstrou mesmo, é porque na verdade ele está sobrecarregado com outras coisas. Talvez você não tenha se achado rude, ou tido a intenção de ser, mas eu também senti uma coisa chata no seu texto falando uma coisa que poderia ter sido falada de várias formas mais âmenuas e até mesmo no privado, como você mesmo sugeriu que ele fizesse. Não me entenda mal, acho válida sua preocupação. Agora, uma pessoa ser rude sem intenção pode acontecer, eu mesmo já fui tachado de rude algumas vezes sem querer ter sido rude, o negocio é só pedir desculpas e bola pra frente, na verdade muitas pessoas que são rudes não se acham rudes, não to dizendo que é o seu caso mas isso existe. Se ninguém falou nada com relação à ficha da guria, é porque ninguém se importa o suficiente com a ficha alheia pra isso ou ta confiando que o mestre ta num processo e vai fazer tudo certo como se deve no final, mas aí temos que esperar estar tudo pronto. Jogo com l Gláucio a anos, ele é um cara super de boa, ele preza a paz a na mesa, se ele deu uma estourada agora foi algo muito raro e não foi por um motivo específico, são por várias coisas que estão rolando com ele e aí ele deixou escapar, tanto que ele nem quis dar uma tréplica, ele só tacou o foda-se e falou das regras de ouro.
Com relação às regras de ouro, bom, a ficha que já to montando com ele no paralelo não aplica essas regras porque ele tinha me dito que não iria aplicar, mas devido a esse debate já vi que ele mudou de ideia e vou modificar, mas acho que uma solução muito simples pra isso é que na proxima mudança de NP essas regras sejam mexidas e aí podemos fazer os personagens de uma forma mais livre. Como eu e o Lannister também já conversamos, não existe personagem OP demais quando você é o narrador e consequentemente Deus.
Minha conclusão sobre isso tudo:
- Não cobrem, nem de brincadeira, porque no final nós sabemos que tem um fundo de verdade. Isso gera ansiedade pro narrador e consequentemente um jogo mal feito, possivelmente a desistência do mesmo da mesa. Eu sou narrador, muitos de vocês são, então devem imaginar como é ruim ter que postar por obrigação e pensando que tem outras coisas pra fazer. O Narrador vai postar quando estiver confortavel pra isso. Negociem se possível, se separem se não houver como resolver e continuem amigos.
- Concordo com o Lannister que o Gláucio foi acalorado, mas eu compreendo o motivo de isso ter acontecido e não foi uma questão pessoal com ninguém.
- Temos que sim questionar o narrador se por ventura vermos algo como um jogador sendo privilegiado, discordo da forma como isso foi feito aqui.
- Pra evitar constrangimento de outros players, principalmente os mais novatos, sugiro que as ajudas de correção de ficha pro narrador serem feitas por MP. O jogador pode ser iniciante e não estar fazendo algo certo, ou o narrador não percebe algo errado, e ser chamado de privilegiado ou dizer que está privilegiando é horrível. É basicamente uma regra de gestão e liderança hoje em dia: feedbacks negativos serem feitos de forma privada e elogios serem feitos em público, se seguirmos essa regra acho que será bem melhor. Lannister é ótimo no sistema, manja demais e a ajuda dele na correção das fichas realmente pode ser bem útil se for da vontade do narrador e do jogador corrigido em questão, mas também cabe às pessoas dizerem: Não quero sua ajuda. No final, tudo volta pra resolver isso em MP, menos risco de gerar constrangimento, seja pra quem for.
- Acho essas regras de ouro limitadoras demais, sou a favor de que pelo menos na próxima mudança de NP elas sejam flexibilizadas, abolidas de preferência, porque na proxima mudança vamos ter que mudar a ficha de qualquer jeito e o Glaucio vai ficar ainda mais atolado tendo que corrigir todas as fichas denovo enquanto mantem o jogo rodando pra mudarmos agora. Se ele decidir manter, ok, vamos aceitar como muitos já aceitaram e eu vou aceitar também.