Não foi difícil tirar das mãos do sacerdote o livro tinha o seguinte título:
"A Vingança do Salvador" e o subtítulo escrito a mão:
"Evangelho de Natã"Enquanto mantinha o padre afastado com empurrões e chutes, ele abriu em uma parte aleatória e o texto falava sobre um tal de Tito e um certo Vespasiano debatendo o que fazer com os judeus capturados depois da destruição do Templo de Salomão.
"Tito respondeu: Eles tomaram a túnica de nosso Senhor Jesus Cristo e fizeram quatro partes; Agora vamos apreendê-los e dividi-los em quatro partes – para você uma, para mim uma, para seus homens outra, e para meus servos a quarta parte. E eles fizeram isso. E Vespasiano disse: Mas o que faremos com aqueles que são deixados? Tito respondeu-lhe: Os judeus venderam o nosso Senhor por trinta moedas de prata: agora vamos vender trinta deles por uma peça de prata. E eles fizeram isso. E prenderam Pilatos e entregaram-no a mim, e eu o coloquei na prisão, para ser guardado por quatro quatérnios de soldados em Damasco. "
Em um segundo momento, Caleb foi para as primeiras páginas ele lia rapidamente, pensava em se manter em folhear , mas alguma coisa atraia sua atenção em acompanhar a história ...
"Nos dias do imperador Tibério César, quando Herodes era tetrarca, Cristo foi entregue sob os Pôncios Pilatos pelos judeus e revelado por Tibério.
Naqueles dias Tito era um príncipe sob Tibério na região de Equitania, em uma cidade da Líbia chamada Burgidalla. E Tito tinha uma ferida na narina direita, por causa de um câncer, e ele tinha o rosto rasgado até nos olhos. Ali saiu um certo homem da Judéia, chamado Natã, filho de Naum; porque ele era um ismaelita que ia de terra em terra, de mar em mar e em todos os confins da terra. Agora, Natã foi enviado da Judéia para o imperador Tibério, para levar seu tratado à cidade de Roma. E Tibério estava doente e cheio de úlceras e febres e tinha nove tipos de lepra. E Natã queria ir para a cidade de Roma. Mas o vento norte soprou e impediu sua navegação, e o levou até o porto de uma cidade da Líbia. Agora Tito, vendo o navio chegando, sabia que era da Judéia; e todos se perguntaram, e disseram que nunca tinham visto nenhum navio vindo daquela região. E Tito ordenou ao capitão que fosse até ele e perguntou quem ele era. E ele disse: Eu sou Natã, filho de Naum, da linhagem dos ismaelitas, e sou sudito de Pôncio Pilatos na Judéia. E fui enviado para ir a Tibério, o imperador romano, para levar um tratado da Judéia. E um vento forte desceu sobre o mar e me levou a um país que não conheço."
Caleb se viu temporariamente hipnotizado pelo texto e se distraí e o sacerdote se levanta desesperadamente tentando tomar o texto das mãos de Caleb novamente.
Mesmo diante da perplexidade diante de alguma coisa que ele não conseguia explicar naquele livro, conseguiu reagir em um último instante.
—Eu soube porque não se queima um templo na cidade ...sem que todos saibam...E eu por um lado fiquei feliz, porque você deve ter ferido vários dos malditos que me agrediram. Sei que de alguma forma os que estavam em caixões... eles eram demônios ... Mas...eu não esperava que ferisse também inocentes, Caleb... E você disse que não feriu inocentes... Mas... Devem ter sido... Ainda os mesmos.Olhando Caleb segurar o livro longe dele, tudo que o padre Retsam podia fazer era continuar a responder as perguntas.
—Se você não matou o Escorpião depois de sua ação na sinagoga, provavelmente os que estavam com ele quiseram esconder que ele esta ainda vivo. Ele veio aqui tentar tomar essa Igreja... Foram dos servos dele, que você me salvou... Agora ...você ri e zomba de tudo que há de sagrado na palavra de Deus? Zomba da sarça ardente com que Moisés se comunicou com O Criador...? Eu...achei que você poderia ajudar... O Escorpião queria o espaço, me lembro aos poucos e vinha e... queria alguma coisa com o ambiente da Igreja...eu... Ele caiu de joelhos e baixou a cabeça entristecido, quase chorando.