- E agora, o que eu faço?
Gaíla sorri:
- Professores tem sempre uma única resposta: Estude!
Deve ser frustrante, saber que possui poder e não ter controle. Mas há bons mestres na Corte. Não podemos agir sem saber quem ou o que te ajudou a entrar em dissociação, mas podemos ajudar a evitar que caia em novas armadilhas. O fato de ter voltado por si mesmo sem treinamento já é um bom sinal, você poderia ter tido problemas maiores.Gaíla aparece com um copo de algo branco leitoso. "- Tome isto!" Nergal bebe, o gosto é entre o aguado e doce, não chega ser ruim embora não fosse agradável.
- Obrigado, o que é isto?- Uma bebida energética feita a base de semen de touro.Nergal tem uma crise de tosse, Gaíla de riso.
- Estou brincando. Mas você deveria perguntar o que era ANTES de beber. Como aceita algo que não sabe o que é de alguém que conhece pouco?- Era um teste então, mestra?- Não era um teste, mas nós, mestres espiritualistas, nunca perdemos a chance de ensinar algo. Aposto que lembrará de mim quando lhe oferecerem algo.Nergal tinha ouvido, em Verda Ero, boatos de que seguidores de Piro eram meio doidos. Ele começa acreditar que estes boatos eram bem fundados.
- Esta é uma poção básica para fortalecer a mana branca, feita com orquídeas do ar. Não tem semen de touro (pelo menos eu acho que não neste copo). É uma composição fácil de fazer e ajuda liberar nódulos de energia em novatos.Mestra Gaíla inicia um momento de meditação, acendendo incenso de zirve. Ela diz para não usar estes incensos perto de Tinafe, a zirve era uma planta conhecida por ser tóxica para demônios, por isto muito procurada. Passa instruções e prática para meditar nos tempos livres também, recomendando que se abstenha de álcool, fumo e carne vermelha, se possível qualquer outra carne que não venha da água pelos próximos dias.
Os anjos-negros não tinham regras de dieta tão rígidas como os anjos-brancos, bebiam álcool moderadamente e raramente usavam drogas psicodélicas, além disto Nergal jamais fumou, mesmo não sendo adepto de Anĝelina seria uma estupidez muito grande alguém que depende do ar para voar fumar. Portanto não seria um sacrifício muito grande.
Depois de mais um tempo conversando com a mestra espiritualista, Nergal volta à estalagem. Reikon e seus homens estavam voltando para Akvlando e as garotas e também Voorhees iriam partir com eles em busca de um lugar melhor (Serrote continuava tentando conquistar Lobo, ainda sem sucesso, mas era bem persistente). Só Azrael preferiu não acompanhar o grupo. Como meio-demônio ele ouviu que poderia ter mais sucesso em Fajr-Regno, pois o continente garantia mais direitos a demônios, além disto Azrael tinha conseguido ajuda de um homem ligado à Corte dos Milagres, e parece que suas antigas asas, cortadas quando era escravo, estavam voltando a crescer.
Quione e Malak não tinham sido vistos desde que entraram em Dafodil. Apesar de Nergal ter ficado pouco tempo com o grupo, entre as despedidas, eles deixam com o anjo-negro uma pequena parte dos espólios que conseguiram com os demônios derrubados, afinal ele ajudou "um pouco" também.
Ele resolve ficar mais uns dias na estalagem até resolver o que fazer da vida. A estalajadeira o tratava bem, e Nergal percebeu que tinha sido muito generoso com aquela moeda de ouro, que agora sabia que 1ЖЖ vale 25Ж e não 10Ж como pensava. Nergal teria que aprender um pouco mais sobre valores se quisesse sobreviver ali. Ainda tinha algumas joias e moedas que não sabia avaliar e teria que ver isto, resolve então dar umas espiadas em vendedores na região, começa perguntando sobre algumas gemas soltas que tinha, que talvez não valessem muito, mas eram de cores diversas, alguma deveria ter algum valor.
A primeira tentativa ele pega uma referência com a estalajadeira que lhe indica a única loja de joias relativamente confiável que ela conhece.
- Loja 1:
(off) não costumo contar, mas os R.Oc. aqui deram muito interessante.
A vendedora diz chamar-se Natércia, tanto ela como sua joalheria (aparentemente uma das melhores da cidade) parecem dar um ar de mistério. Apesar de Dafodil ter pessoas de todas as cores, negras como ela ainda se destacam, embora loiros de olhos claros também sejam raros e se destaquem.
Nergal pede a Natércia para avaliar as gemas, ela faz isto demoradamente.
- Interessante...Nergal espera ela dizer algo, mas acaba não aguentando a espera e fala:
- São interessantes? Então valem muito?- Algumas.- ...- ...- Pode me falar algo mais sobre elas?- Possivelmente. Quer vendê-las?- Bom, isto passou pela minha cabeça quando pedi para avaliá-las.- São gemas bem diferentes: safira, demantoide, ágata, berilo, axinita. Eu poderia oferecer... hmmm... talvez... 39ЖЖ pelo conjunto. Mas diga, por que quer vendê-las?
No dia seguinte Nergal pensa se talvez poderia pedir alguma ajuda a alguém ligada à Corte dos Milagres, afinal era o único contato que tinha na cidade. Não havia comércio dentro do templo, mas em seus pulos ele escuta que talvez alguém na Torre do Alquimista possa ajudar.
Aparentemente a torre é mais vigiada que o templo, mas com a insignia que mestre Fah lhe deu ele consegue pelo menos passar a primeira porta. Lá um rapaz pergunta o que ele quer.
- Poderia falar com O Alquimista? - Nergal imagina que sendo a Torre do Alquimista, aquela poderia ser uma resposta válida.
- Depende... Quem é você e o que quer?
- Sou um aluno da Cour des Miracles e... queria ver se ele poderia me esclarecer algumas dúvidas. - Nergal mostra novamente a insignia do mestre.
- Mm, vai precisar de muito mais dessas para falar com O Alquimista. Mas você veio procurar O Alquimista ou um alquimista?
Era óbvio que Nergal teria que se contentar com um, mas aquilo já dizia alguma coisa sobre como funcionava as coisas ali.
- Loja 2:
O alquimista disponível era velho e não muito alto, não parecia das pessoas mais animadas do mundo também, mas Nergal se apresenta e mostra as gemas, o alquimista se chama Tiery. Ele avalia as pedras.
- Hm, por que você acha que nós estaríamos interessados em comprar estas pedras?- Não são de boa qualidade?- Duas, talvez três delas. Mas por que acha que temos interesse?- Não conheço nada da cidade, a não ser alguns membros da Cour des Miracles, e pensei que alquimistas seriam o tipo que se interessam por gemas.- Mestre Fah quem disse para procurar a Torre? - Obviamente ele reconhecia a insignia como sendo de Fah.
- Não, foi uma ideia pessoal. Como disse, apenas achei que um alquimista poderia avaliá-las bem, e quem sabe ter interesse em comprá-las.- Talvez eu conheça alguém que conheça alguém que interesse. - Ele dá uma última olhada nelas
- Estas duas tem valor, as outras não muito.
Depois desta, Nergal pergunta à estalajadeira se ela não conhecia outra loja, talvez não tão segura como a primeira, mas quem sabe desse sorte, afinal ainda não tinha coisa muito melhor para fazer.
- Loja 3:
Conhecendo um pouco mais a cidade, Nergal acaba na "Pérolas de Jara". A loja tinha algumas joias e algumas roubas e acessórios que pareciam relativamente acima da média daquele lugar. Estava perto do porto e Nergal percebe que tinha que passar por três portões antes de chegar na loja. Um homem de meia-idade que estava cuidadosamente alisando o bigode recebe Nergal.
- Ora! Olá jovem Guardião!O vendedor diz se chamar Parl, ou Palo, ou algo parecido, sua pronúncia era difícil de compreender. Nergal lhe mostra as gemas.
- Mm, deve estar querendo preparar uma joia para a jovem namorada! - Ele dá meio-sorriso.
- Não, queria apenas avaliá-las.- Para fazer uma joia?- Não, para vendê-las.Parl (ou Palo) não parece tão animado.
- Parecem boas. Mas por que vender? Não prefere comprar? Ah, talvez eu tenha sido deselegante falando em namorada! Deveria ter dito esposa. Certamente tens uma bela esposa. Tenho certeza que posso preparar estas pedras em algo especial para ela. Ou tenho uma ampla variedade de outras coisas que podem interessar. Acredite, sou melhor para vender que para comprar, e certamente você é melhor para comprar que para vender!Nergal insiste na avaliação, Palo (ou Pral) coloca os óculos, num momento ele pede um segundo e fala algo num idioma qualquer, Nergal observa um cachorro de grande porte aparecer do fundo da loja e Palr faz sinal para um "possível cliente" que tinha entrado, o cachorro vigia o cliente que sai rapidinho.
- Aqui todo cuidado é pouco. Bom, quanto gostaria pelas pedras?- Mas eu queria saber justamente quanto você me pagaria por eles.- Isto é um problema, jovem Guardião, se você não sabe quanto vale o que tem, como vender? Gemas soltas não valem tanto quanto joias. Eu conheço o que valem os meus produtos, mas se fosse lhe comprar, obviamente teria que oferecer só o valor "duro", sem levar em conta as "possibilidades"...Aquilo poderia dar pano pra manga, Nergal lembra do primeiro preço sugerido por Natércia e arrisca:
- O que me diz de 43ЖЖ?O vendedor não faz cara de quem tenha gostado. Começa fazer umas contas. Muitas, muitas contas. Olha e reolha as pedras.
- Não posso dar tanto. No máximo 28ЖЖ por todas. Poderia conseguir 30ЖЖ se tivesse em vista alguém interessado em alguma joia específica que eu pudesse fazer com elas, mas nem com muita sorte você conseguiria mais de 32ЖЖ por elas, isto num mercado mais especializado do que temos aqui na ilha.
Por fim Nergal resolve procurar o mercado da praça da cidade. Não acreditava que pudesse ter mais sorte ali que nos outros lugares, mas mal não fazia né?
- Mercadão:
A vendedora diz ser conhecida como "Preciosa". Nergal pergunta se ela pode avaliar as gemas.
- Talvez! Posso avaliar por 10 kons.- Só para avaliar? Mas a avaliação não devia ser de graça?- Ma'bah! E por que eu faria um trabalho de graça? Não pensei que os anjos podiam explorar mulheres pobres como eu.- Se tiver interesse em comprar e eu interesse em vender a avaliação não seria trabalho e sim a venda!- Pensei que poderia ser mais generoso! Avalio por 5Ж, o preço de prato de carne para uma pobre mãe de família.Sua voz soa quase chorosa no final, mas Nergal tem lá suas dúvidas se ela seria mesmo uma "pobre mãe de família", e também acha que ela não conseguiria comer 5Ж de churrasco, mesmo dividindo com um filho. Mesmo se não aceitar o preço dela, ela olhará rapidamente as joias e dirá que não pode comprar as gemas, a não ser as duas de menor valor, mas se quiser mesmo vender ela sabe quem compraria, mas teria que pagar a comissão já que não pagou a avaliação.
Neste meio tempo, Nergal tinha pego sua armadura, agora mais escura. De perto ficou parecendo um tabuleiro de xadrez com escamas claras e escuras intercaladas. Como o armeiro lhe disse, ele não poderia se esconder mais na neve, mas ali não tinha neve mesmo, e ela ficaria menos visível no escuro, que era uma camuflagem até melhor.
Anemone tinha sumido desde que Nergal deu pane no templo, mas ele é apresentado para outra mulher que trabalhava pata a Escola Atemense, Latifa. Latifa estava ajudando com alguns feridos no pátio do templo, e embora não fosse a pessoa mais simpática do mundo, ela deixa Nergal observar-lhe para aprender algo. Ela o põe para limpar e fazer assepsia dos ferimentos, drenar feridas purulentas e servicinhos de enfermagem mais chatos. Ele observa que ela usa várias agulhas em suas práticas de cura antes de procurar usar o próprio mana, ela explica que as agulhas ajudam desbloquear os meridianos de energia antes da magia, e que ajudam também a mana fluir melhor tanto no corpo do estropiado quanto a permitir que a mana dela penetre mais facilmente no pontos de energia. A técnica era chamada acupuntura, Nergal observa que em alguns pacientes até uma leve "fumaça" escura parecia sair das agulhas. No pátio estavam várias barracas, algumas com demônios ou híbridos, Latifa porém só ajudava os humanos, no máximo coordenando outros voluntários como Nergal para fazer primeiros socorros nos demais.
Ele também tirava algumas horas para falar com Gaíla, a "nova" mestra espiritualistas, que lhe dava informações sobre este mundo que ele ainda não conhecia e discutiam sobre meditação e filosofia. Assim como Fah, Gaíla educadamente evitava assuntos de magia, dizendo para questionar sobre eles só depois que tivesse aprendido o básico com outros mestres.
Depois de cinco dias em que ele segue estas rotinas e busca explorar um pouco da cidade (ainda conhecia pouco, mas os melhores e piores lugares logo ficam claros, bem como as principais oficinas ou onde comer) Tinafe aparece novamente na estalagem o procurando. Depois de matarem a saudade os dois se aninham entre as roupas de cama.
- Odeio este frio desta cidade. Acho que vou ficar por aqui esquentando meus pés nos seus.- Mm, uma vantagem para os dias frios!- Não tanto, este frio está ligado a esta névoa maldita, e a névoa da cidade está relacionada com atividades demoníacas. Quanto mas densa a névoa, mas problemas...Nergal conta sobre a tal dissociação que sofreu. Tinafe fica pensativa.
- É bom que tenha falado com os mestres espiritualistas, vai precisar deles. Vou lhe por para treinar mais pesado amanhã também, não terá tempo para ficar só rezando de boa no templo. Por falar nisto, o mestre Fah também quer falar com você. Parece que apareceu outro wanamko como você na cidade.Como estava falando mais com Gaíla, fazia uns dias que Nergal não via mestre Fah.