Pela Cruz da Noite e pelo Fogo da Tríade eles serão guiados Para dançar sob o Crepúsculo de Tír na nÓg Onde seus corações sonharão tramas de amor No ocaso da Terra da Juventude Eterna A Filha da Lua colherá o Fruto do Homem Sem Sombra Em uma balada voraz sob o Olho de Balor Assim é o Despertar que trará Aquele Que Vem Com A Aurora Erguendo-se do longo sono para a alvorada de sangue A menos que cresça no amor e sobre o amor cante seus louvores Pois só o Amor é Real no coração em que repousa a Última Escolha Diante do Trono da Primeira Elfa, desde o ventre até as estrelas |
- Mágica? - Danu olhou com curiosidade para Guinnevere, como se escutasse uma palavra em uma língua desconhecida. Então, como se atingida pelo conhecimento, a expressão da Primeira Elfa se iluminou e ela sorriu - Ah, mágica! Que palavra engraçada. Não, Guinnevere, o Sonhar não conhece a mágica. Aqui, tudo é movido a Glamour, que é a energia da inspiração, da criatividade e da invenção. A mágica, como feita no Plano Material, é uma outra coisa. - Danu pareceu ponderar se valeria a pena incluir aquela lição na longa lista de aprendizados daquele banquete de Primavera - Porém, nenhum de vocês Despertou para a mágica. Então, isso não é importante agora. - a elfa sorriu, movendo os olhos de modo impaciente, como se estivesse lutando consigo mesma para não iniciar uma palestra sobre a natureza da Magia - Venham. Tragam suas taças, se quiserem. Venham, venham.
Danu se levantou e começou seu trajeto, sem olhar para trás. Era nítido que ela tinha absoluta confiança de que os demais a seguiriam. Saindo do salão, cruzaram um pátio, sob o sol confortável, e a elfa então virou-se para encarar Victor:
- Tudo tem Sombra, menos o próprio Sol. - Danu parecia realmente bem jovem, talvez o equivalente aos vinte e poucos anos humanos, mas tinha olhos de um verde escuro e profundo quando resumiu as dúvidas de Victor, fazendo um gesto ao redor, brincando de projetar a sombra de suas mãos sobre as flores do pátio interno.
Continuaram seguindo. Pátios, corredores, galerias. Anoitecer Selvagem acompanhava o grupo em silêncio, com os olhos fixos em Ana.
- O Fim do Mundo. - Danu tinha se virado para Gerson, caminhando de costas para encarar o grupo sem perder o passo - Como estamos envolvidos com isso? Bem, não estamos. - a elfa rodopiou, voltando a virar para frente, rindo de leve - Sabe, Gerson, por mais poderoso ou mais ordinário que alguém seja, o Mundo não vai se importar. O Inverno chegará para todos igualmente. E por mais que exista um desejo de fazer algo significativo a respeito, na maior parte do tempo a única coisa a fazer é agir o melhor possível. Mesmo eu, Primeira Elfa, não posso parar o Inverno. O meu papel é pequeno na grande profecia do Fim do Mundo, apesar de grande ser a Luz em mim.
Chegaram então a uma sala enorme, onde uma Árvore imensa abrigava um trono de raízes e galhos.
- Trono de Danu - A Árvore da Vida:
- Eis a Yggdrasil, a Árvore da Vida.
Danu indicou com um gesto de mão a imponente árvore que parecia tão velha e tão jovem quanto a própria elfa.
- Podem se aproximar. Venham. Eu vou tentar explicar o melhor possível. Vocês percebem aquela reentrância no tronco da Yggdrasil, logo atrás do Trono de Danu? Aquela é uma porta para o Coração da Árvore. Ana e Victor, ao entrarem juntos no Coração da Árvore, você serão conduzidos a uma experiência fora do espaço e do tempo. Similar a um sonho dentro de outro sonho. E tudo que vocês viverem ali será real. A criança crescerá em sua barriga, Ana, com o passar dos meses. Você vivenciará o parto. Vocês verão a criança crescer. Construirão memórias reais de uma vida juntos. Ensinarão seus valores à criança. E todas as escolhas que fizerem impactarão verdadeiramente a vida de cada um de vocês. Para nós... - Danu se virou para Anoitecer Selvagem, Gerson e Guinnevere - ... apenas um dia terá se passado. Victor e Ana, vocês entram na Árvore, e saem sob o Sol de amanhã. Gerson, Guinnevere e Andrei irão dançar e banquetear com o Povo, e então vocês retornarão. Quando saírem da Árvore, a criança ficará lá dentro. E irá crescer abrigada ao Coração da Yggdrasil. E terá as memórias reais de todas as experiências que vocês construírem juntos, durante esse tempo. Ela não será uma estranha para vocês e nem vocês para ela. A imaginação é real no Sonhar. Ela é viva. Como a sua criança.
Danu ainda sorria.
- Você me perguntou se deveriam amá-la, Victor. É a sua criança. Eu amei as minhas. Você me perguntou se a criança poderá desfrutar de uma vida justa. Enquanto estiver no Coração da Árvore, eu, Danu, protegerei Aquele Que Vem Com A Aurora. O que virá depois, será a batalha contra o Inverno. Não será fácil. Mas a criança estará preparada. Você percebe agora, Gerson? O papel de cada um de nós contra o Fim do Mundo é pequeno quando comparado a enormidade do peso que estará sobre os ombros dAquele Que Vem Com A Aurora. Mas, grandes ou pequenos, os nossos melhores esforços e melhores gestos podem pavimentar o caminho do sucesso. É o que devemos fazer.
Virando-se para Ana e Guinnevere, Danu apontou as flores ao redor. A bem da verdade, o grande salão era um misto de sala do trono e jardim, com fontes de água cristalina ao longo das paredes, borboletas e pássaros.
- Os relatos contam que a Humanidade nasceu em um Jardim. - a Primeira Elfa sorriu quando uma borboleta pousou em seu ombro - Aqui é o Jardim diante do Trono, nas terras que não conhecem a passagem do tempo. Ana, nem você, nem a criança, correm risco algum ao entrar no Coração da Árvore. Nenhum mal se abaterá sobre Aquele Que Vem Com A Aurora em Tír na nÓg. E você poderá cuidar da criança com todo o desvelo, por anos e anos, no Coração da Árvore. Quando você e Victor emergirem novamente, a última idade em que tiverem visto a criança será a idade que ela terá ao reencontrá-los. Como se apenas um dia houvesse passado sem que os visse.
Por fim, Danu girou sobre os calcanhares e sentou-se em seu trono vivo, erguido das raízes e galhos da própria Yggdrasil:
- A profecia se cumpriu e para tanto algo atraiu vocês quatro até o Sonhar. Que Ana e Victor entrem no Coração da Árvore. E Gerson e Guinnevere cumpram a missão que selou o destino de todos nós.