As raças humanoides inteligentes foram praticamente todas extintas, poucas sobraram e os membros destas que sobraram são fracos e egoístas.
A humanidade (não só humanos) está em decadência e os deuses (parece contraditório mas não é, já vai dar pra entender) perceberam isso.
Os deuses então juntam o pouco poder que ainda têm para reviver e enviar ao plano material primário lendas de eras antigas, e estes serão os personagens.
- O que houve de fato:
Houve um tempo que os deuses andavam no mundo e exigia da humanidade que lhes adorassem, que servissem a seus caprichos (semelhante aos deuses gregos, nem todos os deuses, mas a maioria).
Neste mesmo tempo um mago realmente poderoso chamado Dadrin Ralver, desejou tomar o lugar dos deuses e para isso precisava afastá-los, e junto a isso impedir que seus seguidores o impedissem.
Então este mago criou uma doutrina baseada no equilíbrio do mundo. Ele passou a ensinar que todo o mundo era equilibrado, e que o grande poder dos deuses criava grandes tragédias no mundo. Ele foi ganhando cada vez mais apoio e quanto mais sua doutrina se espalhava mais os deuses reagiam e mais sua teoria se comprovava aos olhos dos homens comuns.
Alguns de seus doutrinadores passaram a correr o mundo espalhando suas ideias enquanto Dadrin criava 8 selos mágicos para impedir que os poderes dos deuses chegassem ao plano material primário.
Quanto mais a fé das pessoas diminuía menor o poder dos deuses ficava, e logo o primeiro selo foi concluído. Os deuses já tinham dificuldade para vir à terra.
Essa lógica continuou e alguns heróis tentaram impedir, mas Dadrin estava preparado. A segunda parte do seu plano era de convencer que pessoas excepcionais também desequilibravam o mundo, então os grandes heróis e vilões passaram a ser combatidos pelas massas. A capacidade de convencimento de Dadrin e de seus mais fervorosos seguidores era tão forte que os homens deixaram de temer morrer e atacavam em enormes grupos os notáveis de seu tempo. Um a um os heróis e vilões foram caindo, e os comuns foram morrendo às centenas, aos milhares.
Dadrin tinha atingido o ápice de seu plano, os 8 selos estavam ativos e escondidos pelo mundo, ele reuniu uma parcela significativa de seguidores para se proclamar o único deus sobre o mundo, mas ao mencionar que ele era o ser mais poderoso do mundo, não pode sequer terminar sua frase, sua doutrina estava tão gravada no inconsciente do povo que imediatamente todos entenderam que sua parte na salvação do mundo tinha acabado e ele deveria ser destruído.
Dadrin tentou se defender e seu poder era realmente enorme, ele matou umas centenas de seguidores, mas não pode evitar ser morto pelos milhares de presentes.
A doutrina continuou a progredir, a magia passou a ser vista como um conhecimento proibido, as raças que possuíam algum poder mágico passaram a ser caçadas e assassinadas. Coragem, bondade e caridade foram consideradas características que desequilibram o mundo, as pessoas com essas virtudes passaram a ser excluídas do convívio.
Semelhante a isso, aqueles que quiseram se colocar como superiores aos demais pela força também foram derrubados pelas massas, nenhuma grande fonte de poder poderia ser criada pelos homens. Enquanto a humanidade se mantivesse humilde e fraca o mundo se equilibraria e os monstros desapareceriam, isso nunca ocorreu, os reinos caíram.
Nem o bom e nem o mal era desejado, as raças notadamente com essas tendências foram praticamente extintas, ficando somente os “piores” de sua espécie.
Passaram 5 gerações de humanos e o mundo hoje não tem pessoas especiais, e qualquer um que apresente alguma habilidade especial deixa de usá-la, opta por outro caminho em sua vida. O mundo está em regresso e precisa ser salvo.
- O que os deuses querem:
Os deuses estão presos nos planos externos, e perceberam que foram parte do problema. Suas atitudes ajudaram a dar poder a Dadrin. Os deuses mais antigos lembraram que seu dever é também o de servir aos povos do plano material primário, é de, cada um na sua esfera, ajudar a humanidade a atingir sua máxima potencialidade, seja ao bem ou ao mal.
O mundo que um dia eles andaram é de heróis e vilões, mas todos eles mortais.
Numa última tentativa de se manterem existindo e salvar seu mundo eles reuniram algumas lendas de eras antigas, reviveram eles, lhe deram presentes para que possam destruir os selos e novamente inspirar os povos do mundo.