CREMAÇÃO
Durante a cremação, cada Felinight agiu a seu próprio modo.
Beron ficou parado, solene e imponente, uma estátua de dever e honra, sem que ninguém ousasse incomodá-lo. Maria estava silente e submissA ao seu lado.
Arthur imitou seu pai do melhor modo que pôde, permanecendo a seu lado. Lícia ficou ao lado da mãe, espelhando o comportamento paciente e cerimonioso dela.
Instigado por Beron, Asdulfor fez um discurso eloquente e comovente, que fez todos os servos e soldados levantarem a cabeça para observá-lo e escutá-lo com atenção.
Esdres, por sua vez, vestiu novamente suas roupas com a insígnia dos Felinight, exibindo-se orgulhosamente com suas cores e seu brasão. Após o discurso do tio-avô, o segundo filho deu um adeus emocionante a seu companheiro de treinos e lutas.
Gylen tinha dado uma aula para Tasso, aproveitando o pós-combate, mas quando foi necessário construir as piras, ele deixou o garoto ir e postou-se ao lado de Gaspar, procurando trocar algumas palavras constrangidas naquele momento fúnebre. Por sua vez, Melchior reagiu com sua habitual franqueza e objetividade, quase esquecendo seu relacionamento amigável com o bastardo dos Felinight.
Assim que as piras se extinguiram, Beron ordenou:
- Façam como Esdres: levantem as flâmulas e bandeiras de nossa casa, vistam novamente seus uniformes, e digam a qualquer um que perguntar que os Felinight estão chegando!
CARRUAGEM DE ASDULFOR
As ordens de Lorde Beron na carruagem de Asdulfor foram definitivas e terminantes, de modo que ninguém se atreveu a contestá-lo abertamente.
Ainda na presença de todos, Arthur pediu um esclarecimento, que não era uma oposição, mas apenas uma confirmação das ordens que com certeza obedeceria:
Arthur escreveu:Pergunta ao pai se pode contar com todos os soldados para participar da competição ou se ele separaria alguns para fazer uma segurança mais reforçada e anota a resposta do pai para fazer as inscrições com os elementos disponíveis.
Lorde Beron respondeu de pronto:
- Use todos! Se aquele que se feriu, Wilford, estiver em condições, use-o também! Vamos demonstrar nosso poderio para amedrontar nossos inimigos! Vou manter um ou dois soldados a mão sempre que possível, mas não vou impedi-los de lutar, pode até ser que agora eles estejam ainda mais motivados para o combate.
Os filhos de Beron saíram, Arthur e Gylen falando sobre estratégias para o torneio, enquanto Lícia chamou Esdres para conversar em privado, deixando apenas Asdulfor para falar em particular com ele.
- Asdulfor & Beron:
- Asdulfor escreveu:-O que acha de conseguirmos pretendentes para a Lu Mei? Ela tem uma beleza exótica que atrairia qualquer nobre de qualquer casa, acho que ela já tem idade suficiente, o que me diz? Poderíamos levar ela para o jantar... A Lady Maria poderia comprar para ela um belo vestido.
Beron fitou seu tio com olhar duro antes de falar:
- Asdulfor, sei que você tem uma... ligação... com essa garota. Certo. Mas eu não a conheço há tanto tempo assim, e não confio nela o bastante para agir como você pensou. Mas ela não é filha da nossa casa para que a possamos dar em casamento. Em certo sentido, ela nem é nobre em Westeros, então os nobres realmente importantes não a levariam em consideração para um casamento. Sim, eu concordo que ela é muito bela e exótica, mas acho que podemos usar isso sem que ela precise se casar. Eu já percebi que ela não é uma ótima batedora, aliás nem o Gaspar é, então acho que estamos desperdiçando os talentos dela. Pelo que percebi, ela seria uma ótima espiã. Acha que podemos usá-la assim?
Respirando um pouco, o Lorde Felinight retomou o pensamento:
- Sobre o banquete do rei, haverá nobres de todos os Sete Reinos e além, disputando qualquer lugar bom acima do sal. Acredito que uma casa importante como a nossa pode garantir cinco ou seis lugares, mas apenas para os membros legítimos da família, por isso não incluí Gylen nisso. Você, sendo um meistre, com certeza vai se destacar, mas acho que seja possível garantir-lhe acesso. Lu Mei, por outro lado...
Ele deixou a ideia incompleta pairando no ar.
PREPARATIVOS NA ESTRADA
Logo que o Lorde Beron saiu da carruagem de Asdulfor, Gaspar subiu para falar com o velho, levando Lu Mei a tiracolo.
A jovem oriental não retrucou a bronca de Asdulfor, abaixando a cabeça de modo impassível. Gaspar por sua vez não deixou de redarguir o velho. A discussão dos dois foi escalando rapidamente, com as desconfianças suspeitosas de Gaspar se contrapondo às certezas deduzidas de Asdulfor, deixando-os com visões antagônicas, mas com a certeza compartilhada de que algo precisava ser feito urgentemente.
- Gaspar:
- Quando deixaram a carruagem, Lu Mei caminhou ao lado de Gaspar até que estivessem a uma distância prudente de qualquer ouvido indesejado. Então ela falou em voz ainda mais baixa do que o normal.
- Cavaleiro Raposa pagou homens no Norte para falar mal Felinaiti, depois matou os homens mais pro sul. Agora, muitos dias depois, pagou mais homens pra atacar nós. Quando fui achar arqueiro atacando nós, tive ir cuidado, não sabia se teria mais flechas contra nós, e quando achei pegadas, nem tigre negro sabia mais seguir cavalo dele, mas pegadas iam pra sul.
As palavras quebradas dela no idioma westerosi não impediam que Gaspar entendesse o que ela queria dizer. Falando lentamente, ela concluiu:
- Cavaleiro Raposa vindo pro sul mesmo caminho nosso. Ou ele está nos seguindo, ou ele sabe exatamente para onde vamos e vai estar nos esperando com armadilha...
- Lícia:
- Lícia chamou suas damas de companhia, Isabella e Alice, e contou tudo que descobrira para elas. Isabella escondeu bem as reações de surpresa e preocupação, mas Lícia a conhecia há bastante tempo para não notar. E qualquer um perceberia as expressões estampadas no rosto de Alice.
Atendendo ao pedido dela, elas acompanharam Lícia até a carroça onde Ham Flowers e Michael Hen estavam amarrados e amordaçados. O movimento não passou despercebido aos soldados, e Andy acompanhou as damas com os olhos vigilantes.Lícia escreveu:-Então este aqui é a pessoa que também anda espalhando mentiras sobre a minha família? Então Michael Hen, poderia me dar a descrição de quem te enganou? Você o reconheceria se o encontrasse novamente?
Via a frente do infeliz o sangue e restos de carne.
-Bom, eu poderia ajuda-lo a não terminar como o meu tio- avo mostrou a você...Tudo que eu quero são os detalhes de quando, quem, onde e qual motivo, o seu contratante fez isso, sabemos que não foi os Dannett (Danone/Danoninho), detalhes todos os detalhes... Sei que você não foi motivado por maldade, provavelmente por justiça, mas alguém te usou e eu quero saber quem foi o Senhor mentiroso que esta tramando algo contra minha família, assim como você foi vitima minha família esta sendo também me ajude que eu te ajudo na sua sentença frente ao rei, que seja mais branda o possível, vendo que você foi enganado...Então estamos atrás do mesmo maldito que está nos prejudicando...
Encarava suas servas Isabella e Alice.
-Podem anotar tudo que ele fala, por favor...
O soldado Andy Anx deu-se ao trabalho de tirar a mordaça de Hem. Flowers permaneceu amordaçado, com um olhar irado. Michael Hem começou a falar:
- Sim, lady, eu juro, fui enganado, achei que o Lorde Dannett tinha me contratado pra uma batalha justa! Agora acredito no que aquele meistre falou, que o homem que me deu a carta falsa também era um falso Dannett, não era o lorde de verdade! Ele prometeu que teríamos uma dúzia de arqueiros para ajudar no ataque, mas vocês só viram um, então ele mentiu nisso também! Pode ter certeza, lady, vou me lembrar dele pro resto da minha vida!
Ele parou para tomar folêgo e reorganizar os pensamentos, e Lícia pôde perceber que ele também perdera um ou dois dentes na briga, ou mais recentemente.
- Foi o que eu contei, lady, ele era alto, magro, pele bronzeada, bigode e barba grisalha bem cortada, muito imponente! Tinha armadura e um cavalo! Ele entrou na taverna procurando homens corajosos, contou toda a história dos fazendeiros e ofereceu pagar metade antes do trabalho e a outra metade depois.
A estalagem que Michael indicou não era nenhuma que os Felinight tinham passado, pois ficava fora da estrada real. Depois de contar tudo que sabia, Hem pediu muito humilde:
- Lady, não pode me deixar sem mordaça e soltar meus pulsos? Minhas mãos estão dormentes! Pode manter meus pés amarrados, eu não terei como fugir, só não quero ficar amarrado igual salsicha o tempo todo...
As damas de companhia tomaram notas mas não eram boas escribas, já que não tinham sido educadas para a erudição.
Lícia escreveu:ai sair dali sem dar importância aos prováveis palavrões ela apenas procura pelo Aubrey Abuss.
-Desculpe o incomodo Senhor Aubrey, venho a pedir um favor cuide muito bem da testemunha, no mais quando forem me servir a janta ou almoço, venha a meu encontro assim que terminar leve da mesma comida para o infeliz, não quero ter a surpresa de que ele morreu envenenado...Se estão agindo as escondidas devemos nós preparar para todo o tipo de ações furtivas e sem muita honra do nosso inimigo, mantenha-se atento a tudo quando chegarmos a cidade e montar acampamento dobre a segurança guardas vigiando as tendas e quartos 24h por dia, não quero mais ser pega desprevenida e se precisar de algo material, ou até mesmo algumas moedas para comprar informações venha a mim que eu estarei a sua disposição em ajudar no que for preciso...
Mesmo uma dama pouco afeita ao militarismo como Lícia conseguia notar que Aubrey era um dos soldados mais respeitados da companhia Felinight. Ele ouviu respeitosamente os pedidos dela, esperando que ela terminasse para responder:
- Eu cuidarei para que suas instruções sejam seguidas, Lady Lícia. Elizabeth ficará atenta às refeições dos prisioneiros. O Lorde seu pai pediu que Krotalus e eu o escoltássemos dentro de Porto Real, mas eu organizarei os turnos de guarda de modo que sempre haja dois soldados vigilantes.
ACAMPAMENTO DO TORNEIO
- Spoiler:
Apesar da aparência impressionante da comitiva, eles tiveram de esperar numa fila diante do Portão dos Deuses (D), já que os guardas de capas douradas checavam cada uma das pessoas que tentava entrar à noite na capital dos Sete Reinos.
Enquanto isso, Arthur liderou o resto da caravana em direção aos terrenos onde ocorreria o torneio. Foi preciso sair da estrada real, orientar-se pelas outras estradas ao redor das muralhas da capital, afastando-se do único ponto de entrada noturno de Porto Real, circulando por ruas com muitos prédios dos dois lados, passaram pelo Portão do Leão (C), que estava fechado, e tomaram outra rua na direção sul, finalmente alcançando os terrenos do torneio, uma imensa clareira gramada na qual já se avistavam as estruturas das arquibancadas, das justas, da liça e da arquearia.
Ali, fora das muralhas, uma nova cidade nascera, cheia de tendas coloridas, além de carroças e acampamentos, tanto de nobres quanto de negociantes que aproveitavam as oportunidades que o evento apresentava. As barracas dos comerciantes tinham organizado várias "avenidas" a norte, leste e oeste do terreno do torneio, como uma mini-cidade de comércio e diversão, e mesmo agora quase no meio da noite, ainda fervilhava com o movimento de gente de todas as partes dos Sete Reinos.
Horace Steel avisou Gylen:
- Vou armar a minha barraca ali, milorde, mas fique à vontade para me visitar a qualquer hora, continuo à sua disposição!
E lá foi o ferreiro cuidar de seus negócios.
Os nobres tinham um amplo espaço ao sul para erguer seus pavilhões, mas eram tantos que começava a ficar difícil achar um espaço vago para uma nova tenda. Por todos os lados, abundavam as tendas coloridas com estandartes orgulhosamente exibidos para que todos vissem. O pavilhão Felinight era bastante grande, de modo que não caberia em qualquer lugar, mas Arthur começou a notar algo ao observar os brasões expostos: numa demonstração de bairrismo discreto, as casas de cada um dos Sete Reinos tinham procurado permanecer próximas de seus compatriotas, formando "bairros" de cada reino; assim, tinha-se um aglomerado de pavilhões de Dorne, outro ajuntamento das Terras Ocidentais, um conjunto das Terras Fluviais, um condomínio completo de habitantes da Campina, um grande número de representantes das Terras da Tempestade e das Terras da Coroa. O Eyrie, também chamado de Montanhas da Lua, as terras do Lorde Jon Arryn, senhor do Vale e do Ninho da Águia, e também Mão do Rei desde a Rebelião de Robert, tinha mandado um número considerável de cavaleiros, embora inferior ao da maioria das casas, superando apenas a população desprezível de cavaleiros de Pike (ora, quem já ouviu falar de cavaleiros piratas?) e, é claro, do Norte!
Arthur viu os brasões familiares de seus reinos vizinhos do Norte, não muitos, mas homens identificados uns com os outros pela cultura comum, diferente daquela dos outros reinos. Todos ali sentiam o efeito do calor do Verão naquelas terras bem menos frias que seu norte Natal, e muitos dormiam até ao ar livre em vez de ficarem dentro de tendas abafadas.
Finalmente, o Herdeiro Felinight encontrou um bom espaço ao lado do acampamento com o brasão do Punho Prateado em campo vermelho da Casa Glover de Bosque Profundo, uma casa ao sul das terras dos Felinight, bem dentro da Mata de Lobos. Os soldados da casa do Norte observaram a chegada dos Felinight com olhares sérios, respondendo aos cumprimentos com inclinações breves de cabeça.
- Variações do brasão dos Glover:
Durante esse tempo de afazeres domésticos necessários, um homem grande com longos cabelos e barbas castanhas saiu do pavilhão dos Glover e veio ao encontro de Arthur.
- Lorde Felinight? Seja bem-vindo a Porto Real, eu sou Galwen Glover, sobrinho do Lorde Galbarth. É bom ver mais nortenhos aqui, cheguei até a pensar que vocês não viriam. Posso ajudar em alguma coisa?
- Galwen Glover:
- Arthur:
- Arthur tinha que cuidar dos preparativos para o torneio, então seria compreensível que não ajudasse ativamente na montagem do acampamento.
Ao procurar pelo local de inscrições, ele encontrou uma enorme e comprida mesa de madeira colocada diante das pistas onde as justas seriam disputadas, do outro lado da arquibancada onde os nobres se assentariam para assistir. Havia um painel de madeira atrás dela, mas não havia ninguém ali naquele momento.
Foi explicado a Arthur que os intendentes responsáveis pela inscrição voltariam a trabalhar ali no dia seguinte, durante a luz diurna. Também lhe explicaram como funcionaria cada modalidade do torneio.
JUSTAS
Havia exatamente 1024 vagas para o torneio de justas, que duraria dez dias, começando a contar dali a dois dias. Apesar do número assombroso de vagas, esperava-se que muitos cavaleiros menores ficassem sem vaga para competir. Cada dia marcaria uma rodada do torneio.
No primeiro dia, chamado pejorativamente de pré-torneio, torneio dos bastardos ou torneio dos pobres, 512 cavaleiros lutariam para se qualificar para a segunda rodada. Os competidores desse dia eram cavaleiros andantes, cavaleiros pobres ou bastardos, que disputariam entre si para decidir quem teria a glória de quebrar lanças contra os nobres dos Sete Reinos.
No segundo dia, 512 cavaleiros nobres, automaticamente pré-classificados, enfrentariam os classificados do primeiro dia, e daí por diante haveria a eliminação dos derrotados, prosseguindo o chaveamento até a grande final no décimo dia.
Como mandava a tradição, o vencedor ganhava o equipamento e o cavalo do perdedor, que poderia resgatar seus pertences pagando o preço estipulado pelo triunfante.
Arthur poderia contar que ele e Esdres teriam o direito de lutar apenas no segundo dia do torneio, mas Gylen teria que competir desde o primeiro. Beron deixara claro que não iria participar do torneio, e os soldados Felinight não eram cavaleiros, portanto não poderiam disputar as justas.
LIÇA
A liça seria disputada num cercado de madeira por dois grupos de 7 guerreiros cada um, num sistema eliminatório até se chegar à equipe campeã. Todas as lutas seriam até o primeiro sangue de cada lutador, e cada time poderia trocar seus guerreiros após cada rodada.
Inspirados nos Sete Reinos, 7 times seriam designados como representantes de cada reino (pouco importava se os guerreiros eram daquele reino ou não). Assim, haveria 7 times de cada um dos sete reinos, totalizando 49 times na disputa.
O número de 343 competidores iniciais parecia pequeno em relação aos inscritos nas justas, mas além da possibilidade de substituir guerreiros feridos ao final de cada luta, também havia um considerável risco de acidentes fatais, o que desencorajava a maioria dos soldados a entrarem nessa competição potencialmente mortal.
ARQUEARIA
Na competição de arquearia, os competidores ficarão perfilados, farão mira e dispararão contra um alvo de palha. Todos os competidores que errarem serão eliminados. Quando apenas um competidor restar, ele será o vencedor. Se mais de um competidor restar, os alvos serão movidos para trás, aumentando a dificuldade e uma nova rodada ocorrerá, até que apenas um reste.
Diferente da justa, a arquearia aceitava qualquer competidor, fazendo seu nível ascender a milhares. Como era muito menos mortal que a justa, muitos tinham o desejo de participar, e as provas aconteceriam durante todos os dez dias do torneio.
Com essas informações obtidas, cabia a Arthur montar sua estratégia.
Sendo agora já alta madrugada, o Herdeiro também poderia descansar no acampamento recém-arrumado e começar a tratar disso na manhã seguinte.
- Gaspar e Lu Mei:
- A ideia inicial de Gaspar de entrar disfarçado na enorme cidade de Porto Real foi desencorajada pela enorme fila no Portão dos Deuses e pela distância de horas de caminhada entre o porteio e o local onde os Felinight acamparam. Além disso, foi lhe pedido que ajudasse na montagem do acampamento, e era visível que os servos precisariam de toda a ajuda possível.
Quando tudo que precisava ser feito no pavilhão tinha sido feito, Lu Mei veio falar com Gaspar:
- Vamos procurar informações do Cavaleiro Raposa agora.
Ela tinha tirado suas pesadas roupas de frio do Norte e agora trajava um vestido enganosamente simples, mas muito bonito.- Spoiler:
- Com licença, sôres! Boa noite! Sinto muito por interromper sua noite. Eu estou procurando o Cavaleiro Raposa, sabe onde posso encontrá-lo?
A tática dela, ingênua como pudesse parecer, era reforçada com uma postura modesta e um tom de voz baixo e melodioso, muito agradável. Gaspar reparou que até mesmo o sotaque característico dela desaparecera, e ela agora falava perfeitamente a língua westerosi. Ele também percebia que ela fazia bastante Charme, provocando as melhores reações mesmo de quem não sabia nada importante para respondê-la.
Gaspar Melchior não era um homem de palavras. Ele preferia a ação. E por isso mesmo ele não tinha nada a fazer além de acompanhar Lu Mei enquanto ela falava. Ou tinha?
Em dado momento, Lu Mei indicou com sem palavras que ele deveria permanecer de olhos abertos, observando com atenção todos os arredores nos quais a dupla se metia.
Gaspar nunca vira tantos soldados juntos, eram um verdadeiro exército de guerreiros ajoelhadores, mesmo que cada um pensasse diferente. Também era notável que a maioria eram guerreiros experientes e intimidadores.
À medida que avançavam em suas investigações, eles se aproximavam mais das ruas de barracas dos comerciantes. O cheiro de comida quente, fresca, exótica e saborosa enchia os sentidos de Gaspar, lembrando-o que sua última refeição já ocorrera havia muitas horas.
Também a visão das belas mulheres que circulavam por todos os lados, com seus vestidos reveladores, seminuas, com perfumes fragrantes, lembravam-no que havia meses que ele não se deitava com nenhuma mulher. As servas dos Felinight não o tinham na mais alta conta, interessando-se mais por guerreiros armados ou nobres fanfarrões, e a viagem não lhe dera muito tempo para procurar mulheres. Mas aqui elas abundavam, ansiosas por companhia (pagante, obviamente).
Mas o que mais abalou Gaspar foi o onipresente cheiro de álcool permeando o ar. Os nobres bebiam vinho, os plebeus bebiam cerveja, comerciantes ofereciam bebidas exóticas mas igualmente tentadoras. Aquela situação toda com os Felinight já o incomodava havia semanas, e nenhuma vez ele pôde saborear uns bons drinques para relaxar... e isso o incomodava mais do que qualquer coisa.
OFF: Gaspar deve fazer um teste de Vontade, dificuldade 12, para resistir à vontade de entregar-se à bebedeira.
- Asdulfor e Gylen:
- Asdulfor era muito velho para ajudar na montagem do acampamento, então deixou isso para os outros e chamou Gylen para acompanhá-lo no cumprimento de sua missão: uma abordagem diplomática com a Casa Dannett.
Gylen fez os arranjos que cogitara: pediu que Sivon e Tarso os seguissem disfarçadamente para qualquer eventualidade.
Acampados junto às casas do Norte, foi fácil para Asdulfor e Gylen localizarem o pavilhão Dannett, uma tenda vermelha e cinza, com uma única bandeira tremulando à entrada do acampamento. Na bandeira com a romã vermelha trespassada por uma flecha de mesma cor, em fundo cinza, Asdulfor recordou não apenas seus estudos como também o sonho que tivera.- Spoiler:
- Spoiler:
A pergunta, mesmo que fosse impossível distinguir bem à luz da noite, mostrava como estavam prevenidos. Com a movimentação atabalhoada dos jovens, um homem mais velho saiu da tenda, seus traços faciais denotando algum parentesco evidente com os três jovens, que também se pareciam entre si.- Spoiler:
Conforme a escala feita por Aubrey e aprovada por Arthur, o acampamento Felinight tinha sempre dois soldados em vigília, por um período de duas horas, quando eram substituídos por outra dupla. A vantagem de se montar guarda é que não era necessário ser um guerreiro super habilidosos, mas apenas manter-se atento por um tempo. Assim, a escala de Aubrey incluiu Andy, Wilford, Sivon, o escudeiro Alvin, e os irmãos arqueiros Maxwell e Anthony, revezando-se em duplas.
O independente Gaspar e a protegida Lu Mei foram deixados de fora dessa escala, bem como os demais servos. Olac foi poupado para se recuperar melhor do ferimento que recebera. Os soldados estavam bastante cansados da lonhga viagem e da batalha seguida de enterro pela manhã. Os outros servos tinham disposições diversas, e algumas das garotas (especialmente Daria e Anya) pareciam ansiosas para explorar a feira e o festival, mas Elizabeth manteve-as todas no acampamento, trabalhando e depois dormindo.
Era agora alta madrugada, e dentro de duas ou três horas chegaria a aurora.
CIDADE DE PORTO REAL
Quando Esdres cavalgou à frente da carruagem Felinight que levava Beron, Maria, Lícia e as damas de companhia, escoltados pelo respeitável Aubrey e pelo intimidador Krotalus, ele encontrou uma longa fila de pessoas querendo entrar em Porto Real à noite.
Três guardas de capas douradas estavam de pé junto ao portão, checando cada um que entrava, fazendo perguntas e interrogando, às vezes até revistando as pessoas.
Os nobres, tanto a cavalo quanto os que vinham em coches como os Felinight, passavam na frente dos plebeus, mas mesmo assim houve mais dois ou três nobres antes que os Felight finalmente recebessem o sinal para avançar.
- Boa noite, milordes, eu sou o capitão Simonen da milícia de Porto Real, e vocês? Felinight, hã? Ouvimos sobre vocês... Vamos ter que revistar toda a sua bagagem e também fazer algumas perguntas...
Lorde Beron desceu da carruagem e veio tratar diretamente com o capitão capa dourada, enquanto os outros dois soldados começavam a revistar os soldados, e logo passariam para as damas.
Como Lícia e Esdres reagiriam ao serem abordados para uma extensa revista?