SÉTIMO DIACafé da Manhã -Fico feliz pelo senhor Manderly, espero que ele aproveite o momento, agora tenho mais um motivo para partir logo para o Porto e vamos ver se ele vai continuar desfrutando deste título por muito tempo...
- Eu acredito que Esdres deva permanecer confiante, Lady Maria. - Dou um sorrisinho sem jeito. - Peço desculpas pela minha intromissão, mas desde que Esdres começou a demonstrar o poder Felinight na arena, ele ganhou a atenção de todas as mulheres presentes. Muitas vem exclusivamente para ver o "Cavaleiro Gato do Norte". - Dou um gole no leite para esconder meu sorrisinho bobo. - Pode notar os suspiros assim que ele pisa na arena. - Volto meu olhar para Esdres. - Será ainda mais cobiçado caso se consagre campeão.
Esdres se arrumou na cadeira, ficando em uma pose um pouco relaxada. Sorrindo, levantou uma taça em direção a Maehra, e disse:
- Finalmente, alguém aqui vê algum valor em mim no tocante a matrimônios! Mas, acredito Lady Maehra, que a senhora minha mãe não compartilha de sua visão pois não esteve presente em meus últimos embates. Nâo vê o apreço que o povo comum nutriu sobre minha pessoa, e que, consequentemente, me faz ser conhecido entre os nobres.
- Quanto a ser cobiçado, já vejo esse retorno, tenho até promessas de recompensas caso se torne o campeão, acredita, Lady Maehra?
Diz a última frase olhando diretamente para a violinista, com seu sorriso maroto.
- Conquistar o coração da Jovem Manderly é uma guerra que sei lutar, já o Lorde Manderly.. Não tenho muita experiência nesse ramo, creio que não existam muitos lordes a serem bajulados no Castelo dos Sussurros...
Se ajeita na cadeira, agora ficando mais formal e ereto.
- O que o Lorde de Porto Branco precisaria para ser vantajoso para ele? No quesito financeiro, nenhuma casa do Norte é. Todas são mais pobres que ele, inclusive os Starks.. E atrás dos Starks acredito que somos nós, não é?
- Então o que ele gostaria? Um acordo comercial, onde ganhasse o apoio de dois portos? Um Jovem guerreiro habilidoso, com muito a crescer, já começando a ser conhecido pelos Sete reinos, para proteger sua amada neta?
Toma um gole de seu... Leite?!? Quando iriam começar a servir vinho?!
- O fato é que.. Não sei. Mas só descobrirei se tentar, e se eu não acreditar em mim mesmo, quem mais acreditará? Sou apenas um segundo filho..
- Então me diga, senhor meu pai e senhora minha mãe, quais serão as propostas oficiais da Casa Felinight para consagrar este matrimônio? O que devo falar ao Lorde Manderly quando vê-lo? Levarei uma carta de recomendação, ou de propostas, assinada pelo Lorde do Castelo dos Sussurros, ou me apresentarei como um jovem apaixonado apenas, de mãos vazias?
Lorde Beron começou a ponderar sobre a pergunta de Esdres:
- A Casa Manderly é bastante leal aos Stark, o que nos aproxima, mas ela também é a casa mais sulista do Norte, com tradições mais parecidas com as da Campina, e também são fiéis aos novos deuses, os Sete dos ândalos. Não posso dizer que conheço bem o Lorde Manderly, tive muito mais contato com seu herdeiro, Wyllie, que creio ser o pai da donzela que você está cortejando. Não sei dizer o que ele quer ou gostaria, mas teoricamente uma aliança com um guerreiro forte de uma casa nortenha e que esteja construindo uma fortaleza no Lago Longo não seria uma oportunidade ruim para ele...Lady Maria disse a Esdres:
- Negociações de casamento são mais complexas do que parecem, meu filho! Se fosse o herdeiro de Stark a pedir a mão dela, seria uma decisão fácil para o Lorde Manderly, mas quando se trata de um segundo filho de uma casa equiparada à dele, as tratativas ficam mais intrincadas e podem se estender por vários meses...Beron atalhou:
- Evidentemente, você levará uma carta de apresentação com o nosso sinete oficial, mas não faremos uma oferta de casamento de imediato. Vá até Lorde Manderly para apresentar-lhe nossos planos sobre o Lago Longo, mostre-lhe nossa boa vontade para cooperarmos numa aliança comercial, mas não feche nenhum negócio em definitivo. Enquanto debate esses assuntos comerciais "seguros", você pode insinuar uma aliança matrimonial e sondar a receptividade dele. Neste primeiro contato, não deve haver nenhum acordo formal, apenas os primeiros passos para entendimentos futuros. Uma vez que saiba o suficiente, volte aos Castelo dos Sussurros e discutiremos os próximos passos. De fato, seria bom que você fosse o campeão do torneio para impressionar mais os Manderly, mas têm feito um bom papel até agora. Concentre-se nisso por enquanto.Reunião com Maehra - Não é do nosso interesse fazer nada que perturbe a paz do rei desde que ele não saiba ou de modo geral? - Encarei o Lorde Felinight com uma cara travessa.
Beron não mostrava diversão com as tiradas travessas de Maehra, mas respondia cortesmente:
- Mais cedo ou mais tarde o rei sempre acaba sabendo de tudo, então não devemos esperar que qualquer rompimento da paz do rei passe despercebida. Vamos fazer o máximo para mantê-la até que não haja mais opções. Por enquanto, vamos nos concentrar apenas em aumentar nossas bases de poder e recursos. - Muito obrigada por seu tempo, Lorde Beron. - Levantei e fiz uma mesura. - Com vossa licença. - Sorri gentilmente antes de me retirar.
Beron levantou-se para despedir-se, acrescentando ainda:
- Você é uma aliada valiosa para a minha casa, senhorita Maehra, e pode vir a sse tornar ainda mais importante, mas eu levo em consideração suas vontades e interesses em minhas negociações, assim você também pode auferir grandes vantagens para si mesma. Só precisamos nos manter leais um ao outro. Maehra com Aubrey - Que bobagem, sor Aubrey. Todos merecem um descanso. - Respondi sorridente. - Não quero dar-lhe falsas esperanças. Mas, pedi para Lorde Beron para que o senhor me acompanhe à Derivamarca. - Gesticulo animada enquanto empoleirava na janela tentando escalar até onde sor Aubrey estava. - Sei que vai ser trabalho, mas não devera ser nada arriscado. Poderemos conhecer Dericamarca e nesse momentos poderemos agir como simples viajantes. - Sorrio esperançosa para sor Aubrey. - Vamos torcer para que tudo de certo e assim possamos viajar juntos.
Maehra conseguiu escalar para sentar-se ao lado de Aubrey no assento do cocheiro. O velho soldado ajudou-a a se equilibrar e só depois de ela estar bem instalada foi que ele abordou o assunto que a violinista levantara:
- O Lorde Felinight é austero e astuto, mas não é desprovido de coração; se ele achar apropriado, pode consentir com essa viagem. Eu não sou um grande marinheiro, sempre lutei melhor em terra, mas se for meu dever protegê-la nessa jornada, com certeza farei o melhor para mantê-la a salvo, senhorita.Haveria bastante tempo para conversarem ainda durante o trajeto até a casa de Chataya. Aubrey era educado e solícito, e Maehra tinha a impressão de que por baixo daquela postura digna e respeitosa, o veterano guerreiro gostava realmente da companhia dela.
Em menos de duas horas, a carruagem conseguiu chegar à casa de Chataya. Mesmo àquela hora, o movimento era intenso, com nobres e mercadores ricos ocupando o lugar, bebendo, festejando e fornicando alegremente.
Reunião com Arthur & Asdulfor - Esta pergunta tem a ver com a nossa conversa. Primeiro quero agradecer, meu venerável pai, por ter acolhido o meu plano de crescimento e desenvolvimento da nossa casa, que foi enriquecido pelas boas ideias da minha amada noiva. Apesar de ficar honrado com esta sua aprovação do meu plano, quero externar que conversando com minha noiva sobre as tratativas dos termos do noivado, vi que ainda tenho muito o que aprender sobre negociações, pois levei um banho da minha noiva, muito bem treinada pelo pai e quase tornei inviável a nossa relação e ontem ela me visitou fria como uma geleira e decidi recuar e usar apenas dos meus dotes de sedução e charme e com uma poesia sincera, porém sob medida, derreteu aquele coração e agora estamos bem e venho informar que deixarei com a sabedoria do meu pai a condução de todas as tratativas do nosso negócio e noivado, conforme os termos que o mestre Allafante me apresentou e que o senhor com sabedoria saberá melhora-lo para nós.
Após ouvir tudo que Arthur tinha a dizer, Beron respondeu lenta e cuidadosamente:
- Eu sou um guerreiro assim como meu pai foi, e não tenho a pretensão de igualar as habilidades de Henry Allafante em negociações. Você esteve sob a tutela dele por um bom tempo, e se você não conseguiu superá-lo, eu não tenho uma chance muito melhor. Mas em bases gerais, o acordo de casamento é bastante simples: o filho de Inês com você será herdeiro tanto das terras Felinight quanto do patrimônio Allafante, o que tornará nossa próxima geração consideravelmente rica. Em minha opinião, qualquer detalhe que atrapalhe esse arranjo deve ser posto fora do caminho, e se for necessário ceder às vontades de Henry ou da filha, então que seja!Beron, como um nortenho típico, tinha uma perspectiva objetiva e não gostava de muitas nuances. Ele prosseguiu:
- Eu me reunirei com ele nos próximos dias e acertaremos o contrato de casamento de uma vez por todas. Nem sua presença nem a de Inês serão necessárias, mas eu lhe informarei do que for decidido. - Bem, quanto a minha saúde, tenho repousado bastante desde a última visita do meu tio, que me aconselhou ao repouso e assim o fiz, estou bem fisicamente, ocupando minha parte mental em construir esses protótipos de maquete, mostrando o nosso projeto de forma mais detalhada e revelando as relações de distâncias e perspectivas. Se o senhor achar por bem, o acompanharei nessas tratativas, porém permanecendo calado ou falando o que o senhor me orientar. No mais peço apenas a sua benção e solicito que compartilhe da sua sabedoria comigo, me concedendo os seus conselhos quanto ao meu comportamento dentro da condução que devo ter no âmbito do meu matrimônio. Gostaria de ter notícias sobre a minha mãe e meu irmão e saber sobre as novidades que meu tio Jason Mallister lhe trouxe.
As questões a seguir, sobre a família, não eram o tema preferido de Beron, que não costumava discutir esse tipo de coisa. Ele respondeu laconicamente:
- Sua mãe está bem, com acompanhantes e sendo observada com atenção. Esdres está se saindo muito bem no torneio e já tem um potencial matrimônio em vistas. Gylen está encarregado dos servos de nossa comitiva e está fazendo um bom trabalho. Lícia já tem suas tarefas, mas ainda faz planos para além disso. Eu não falei com Jason Mallister quando ele veio aqui, mas o cumprimentei nas arquibancadas do torneio.Ao fim desse relato pouco detalhado, Beron olhou para Arthur e falou:
- Há algo mais que queira discutir? Reunião com LíciaBeron foi respondendo aos pedidos de Lícia à medida que ela os fazia:
- Diga a Gylen que eu ordenei que ele liberasse Olac para fazer sua escolta. Não sei se ele pode dispôr de mais homens para isso, cheque com ele e, se não for possível, não discuta e faça o que estiver ao seu alcance. Estamos com pouco pessoal aqui e eu encarreguei Gylen de gerir as tarefas de cada pessoa.- Quanto a Henry Allafante, tenha em mente, Lícia, que ele não é nosso empregado, mas um sócio com interesses próprios. Ele tem sua própria agenda aqui em Porto Real e deve estar cuidando de seus compromissos, dos quais não tenho conhecimento. Talvez na sede do Banco de Ferro alguém possa informá-la sobre o paradeiro dele, mas ouça meu aviso: ele é um banqueiro e pessoas como eles não fazem nada de graça, então evite pedir favores a ele, pois você será cobrada por isso.- Eu já lhe disse mais de uma vez, Lícia: escravidão é proibida nos Sete Reinos! O antigo senhor da Ilha dos Ursos, Jorah Mormont, foi exilado por vender caçadores ilegais como escravos, e isso ainda lhe saiu barato! Não traga essa mácula sobre a nossa casa, entendeu?Isso deixara o Lorde Felinight bem irritado, e ele ainda estava tentando se acalmar quando abordou o próximo tópico:
- Contratar miseráveis? Não tenho certeza de que isso seja uma boa ideia, Lícia. A sobrevivência no Norte não é fácil e exige homens duros e resistentes, principalmente nas montanhas onde ficam nossos domínios. Se eles já são miseráveis aqui na capital, como eles se sairiam nas montanhas nevadas do Norte? E mesmo que você ache alguns capazes e dispostos, lembre-se de que os nortenhos tem uma tradição de honra e dignidade, e qualquer servo nosso será cobrado do mesmo proceder. Não queremos criminosos em nossas terras, já bastam os condenados que entram na Patrulha da Noite e às vezes fogem para nossas terras!- E se pretende pedir a opinião do meistre Asdulfor sobre isso, terá de ver se ele tem disponibilidade para tal, pois ele está bem ocupado nos últimos dias. Se ele se dispuser a ajudá-la, então muito bem, mas se não for assim, você terá de refazer seu planejamento. -Quero que minha gentileza prenda-os em um debito a sua salvadora... É cruel, mas é assim que vai ser para eu alcançar meus objetivos...Vou manter meu foco nos preparativos então estarei inviável para assuntos do torneio ou festejos...
Beron disse com um tom definitivo:
- Cuide de suas tarefas o melhor que puder, mas se Esdres chegar à final do torneio, quero todos os membros da família lá para assisti-lo e apoiá-lo. Também teremos uma audiência com o rei nos próximos dias, e você deverá comparecer junto com toda a família. E naturalmente o baile da rainha também exigirá sua presença. E espero que se porte de maneira digna e honrosa para prestigiar nossa casa, compreendeu?Ao sair dali, Lícia encontrou Gylen para pedir a ele por homens, e o bastardo respondeu:
- Pode levar Olac, acho que ele será um bom escudo para você. Infelizmente não posso dispensar mais ninguém para escoltá-la, mas Olac pode trazê-la de volta inteira se você não criar nenhuma confusão no porto...O chiste do bastardo tinha um fundo de verdade. Logo Olac se apresentou a ela, com sua postura marcial e modos calados, que tinham se acentuado desde que fôra ferido na garganta.
OFF: Faça um teste de Status (Administração) para determinar a performance de Lícia no porto. Isso ocupará a tarde quase completa dela, de modo que se quiser procurar pobres para recrutar terá que ser no fim da tarde/início da noite, ou deixar para o dia seguinte.No torneioA multidão aclamou o "cavaleiro gato do norte" quando Esdres derrubou Daryn Hornwood, aplaudindo-o ruidosamente. Os nobres o aplaudiram menos entusiasticamente, talvez frustrados com o desfecho breve de um duelo tão aguardado.
Esdres encontrou o olhar de Wynafryd Manderly, que estava ao lado de sua irmã Wylla. Ela mostrava-se apreensiva com o destino de Daryn, mas também não desviava o olhar do segundo filho Felinight, e sua irmã parecia reagir do mesmo modo.
- Spoiler:
O escudeiro do herdeiro Hornwood entrou na arena para acudir seu amo, junto com outros cavalariços, e Esdres ouviu alguém gritar "Meistre!", ao que foi respondido com dois meistres entrando também na arena. Levaram alguns minutos para retirar o cavaleiro do alce negro, colocando-o numa maca para transportá-lo melhor para a tenda do meistre mais próxima. Aparentemente, Daryn ainda estava vivo naquele momento.
Esdres finalmente saiu da arena, entregando seu cavalo a Tarso e contando com a ajuda de Sor Ruud e de Alvin Tooly para retirar sua armadura e vestir roupas mais dignas de um filho da casa Felinight.
Ainda ocorriam apresentações de artistas e comediantes antes da segunda luta do dia quando Esdres entrou na arquibancada dos nobres e procurou os assentos onde estavam as irmãs Manderly.
- Lady Wynafryd, Lady Wylla. Um prazer revê-las
Wynafryd sorriu, e Wylla abriu espaço para que ele se sentasse ao lado da irmã mais nova, que ficou entre ele e Wynafryd.
- Boa tarde, Sor Esdres! Fico feliz em ver que não se feriu!- Sua vitória diante de Daryn Hornwood foi impressionante, sor! Eu já tinha visto ele competir nas justas em Porto Branco e ele sempre me pareceu um cavaleiro valoroso. Tê-lo derrubado na primeira investida foi um tremendo feito, sor Esdres! - Devo dizer que seu favor está me abençoando nas vitórias, Lady Wynafryd. Sinto que com ele conseguirei ser campeão!
Wynafryd sorriu novamente, dizendo graciosamente:
- Fico feliz que assim seja. Os Sete devem estar abençoando-o também, sor...Wylla interrompeu com seu jeito brusco e informal:
- Não, Wyna! A casa dele, Felinight, são devotos dos Deuses Antigos! Devem ser eles que estão favorecendo-o, não acha, sor?Wynafryd balançou a cabeça de leve, com um ar divertido:
- Quem quer que seja, permitiram que ele chegasse até aqui, e isso é a verdade.Wylla falou, com o mais leve traço de timidez que Esdres já vira nela:
- Se quiser também o meu favor, sor Esdres, pode usá-lo no outro braço, e então teria o dobro de proteção... - Tem gostado do torneio? Como tem sido sua estadia aqui na Capital?
Wynafryd disse serenamente:
- Não tenho queixas. Nossas acomodações são confortáveis, o clima é ameno, e há muitas coisas para ver. Tem sido um bom divertimento.Wylla acrescentou:
- Mas confesso que já sinto saudades de casa. As pessoas de Porto Real não são como as do Norte. Agora que Daryn perdeu, você é nossa única esperança nesse torneio, sor Esdres! Traga essa vitória para o Norte, ouviu?As duas irmãs, cada uma a seu modo, eram abertas à conversa e podiam informar e entreter Esdres por toda a tarde, principalmente entre as lutas, quando as atrações, por mais divertidas que fossem, não exigiam grande concentração para serem apreciadas.
Quando chegou a hora da segunda luta, sor Cornell de Alcanceleste enfrentou Bronze Yohn Royce, o Guardião do Portão Sangrento, um homem sólido como o portão que tinha a honra de guardar. Foram necessárias quatro investidas para o fim da luta, até que o ágil Cornell acabasse com quatro lanças contra o peito enorme do lorde do Vale, que acabou por tombar pesadamente no chão como um saco de batatas devido ao castigo continuado. Cornell seria o oponente de Esdres na próxima rodada, as quartas-de-final.
Após um intervalo preenchido pelos números artísticos, Sandor Clegane derrubou sor Meryn Trant, um cavaleiro da Guarda Real, em apenas três investidas.
Pouco depois, Sor Jayme Lannister derrubou o sacerdote vermelho Thoros de Myr após quatro investidas, no que foi tanto aplaudido quanto vaiado pela multidão.
Neste intervalo, as irmãs Manderly retiraram-se para comprar algo para comer e beber antes da próxima luta, e não fizeram objeções a que Esdres as acompanhasse. Onde quer que Esdres estivesse, Tarso viria dar-lhe um recado sobre o estado de Daryn Hornwood e a proposta de receber um pagamento pelas armas e pela montaria dele.
Na segunda metade da tarde, Sor Loras Tyrell derrotou Sor Balon Swann da Guarda Real em apenas duas investidas, e foi extremamente ovacionado pela multidão, até mais do que Esdres fôra. Até mesmo Wynafryd comentou:
- Sor Loras é realmente impressionante!Wylla ficou menos admirada:
- Acho que ele é bom para um cavaleiro da Campina, mas tenho certeza que Sor Esdres pode derrotá-lo com facilidade!No próximo duelo, dois cavaleiros da Guarda Real se enfrentaram, e sor Arys Oakheart derrubou sor Aron Santagar após seis investidas empolgantes.
Após mais alguns números, foi a vez do mestre de armas de Jardim de Cima, Lorde Vortimer Crane, enfrentar o herdeiro de Bosquedouro, Thomas Rowan. O rapaz era bom, mas não o suficiente para derrubar o veterano do Lago Vermelho, que ganhou a disputa.
O último embate do dia opôs o lendário sor Barristan Selmy ao seu irmão de manto branco sor Mandon Moore, e o Lorde Comandante da Guarda Real precisou de apenas uma investida para vencer seu oponente, sagrando-se o último vencedor do dia, encerrando a programação e dispersando os nobres e a multidão de plebeus.
Wynafryd levantou-se e dirigiu-se a Esdres respeitosamente:
- Desejo-lhe sorte nas listas amanhãs, sor Esdres, e que tenha uma boa noite!Wylla era mais amável e efusiva que a irmã em suas despedidas:
- Durma bem, sor! Estaremos torcendo por você amanhã! E se quiser meu favor, vou preparar algo bem bonito para você usar...- Chaveamento: