Uma ligação de uma detetive do NCPD irrompeu pela manhã, convidando o detetive telepata para um café da manhã, onde ela precisava discutir com ele algumas coisas e talvez precisasse da ajuda dele. Este tipo de convite sempre era interessante, pois trabalhar diretamente para a cidade podia render não só uma boa reputação, como os ordenados poderiam até ser mais altos, tendo em vista que vinham do poder público, então vinha do orçamento público. E em uma cidade corrupta como National City, o dinheiro "nunca vinha pouco".
Os dois se encontraram em uma cafeteria próxima à Orla de National City. Ela já estava lá quando ele chegou, tomando uma xícara de café e esperando o prato do dia. Quando viu Adam, ela acenou pra ele e perguntou o que ele queria comer. O nome da mulher era Det. Elisa Bates.
- ELISA BATES:
Após cinco minutos de conversa, Adam conseguiu espionar a mente da detetive e descobriu o que era tão bombástico que não poderia esperar: National Lad estava morto! O Garoto Prodígio, o "Estagiário" do National Man.... o próximo a vestir a capa e ser o grande herói americano foi assassinado.
Aquilo por si só já era algo alarmante. National Lad, apesar de ser muito jovem, era extremamente poderoso. O garoto era a prova de balas e podia erguer um prédio acima da cabeça. Quem quer que o tenha matado não era pouca merda. Deveria haver um vilão peso pesado para aparecer logo.
Elisa: Então, detetive Mayer, é isso. Nós estamos estancados.... há poucas pistas no local e a única possível testemunha era uma garota que foi carbonizada também. National Man e National Lady estão rodando o globo atrás de pistas e de seus antigos inimigos, especialmente os manipuladores de fogo. Eu nem devo mencionar que isso que estamos conversando não deve sair daqui. O prefeito e o departamento de polícia querem manter sigilo total sobre isso. Assim que vier à público, tememos que o caos possa vir a ser instaurado. As pessoas ficaram inquietas, inseguras... e também haverá interferência possivlmente até do presidente dos EUA.
Ela bebeu um gole do cafe e pegou um cigarro, oferecendo outro a ele.
Elisa: Importa-se de eu fumar? Então.... Os Nationals vivem em National City pois esta cidade é o centro comercial mundial e, por alguma razão, toda porra de super ser resolve estacionar por aqui. Só não podemos esquecer que a maioria dos heróis daqui defendem esta cidade e arredores, mas os Nationals.... os Nationals nos defendem como país de ameaças exteriores. Tem noção do tamanho que isso pode chegar?