Poderes baseados no efeito Variável são obviamente flexíveis, capazes de duplicar uma vasta gama de outros efeitos. A responsabilidade de controlar efeitos Variáveis no jogo fica nas mãos tanto do mestre quanto dos jogadores responsáveis. Fazer algo diferente disso exigiria diminuir o efeito com várias limitações de regras que o impediriam de fazer o que deve fazer: criar uma vasta gama de efeitos.
Tenha em mente que um efeito Variável não deve ser "qualquer efeito que eu queira". Esse tipo de poder ilimitado não pertence aos personagens dos jogadores, e é melhor se for usado como uma ferramenta de trama para PdMs. Um efeito Variável pode ser "qualquer efeito dentro de certo conjunto de parâmetros”, mas fica a seu cargo e do mestre definir esses parâmetros. Os limites de flexibilidade dos poderes em Mutantes & Malfeitores são deliberadamente definidos por efeitos Variáveis, o uso de esforço extra e de pontos de vitória.
Muitos heróis das histórias em quadrinhos que parecem ter o poder de fazer "qualquer coisa" estão na verdade usando uma dessas opções em termos de Mutantes & Malfeitores. Por exemplo, um supermago pode fazer praticamente qualquer coisa com magia. Entretanto, falando em termos gerais, esses personagens podem ter certas habilidades que usam o tempo todo (poderes que adquiriram com pontos de poder) e "façanhas" que só podem realizar de tempos em tempos, em essência, façanhas de poder realizadas com esforço extra (e possivelmente com pontos de poder).
Essa é a razão de o poder Magia não ser um efeito Variável: a maioria dos poderes no jogo tem o potencial de realizar "façanhas" via esforço extra, então a "variabilidade" da Magia vista nos quadrinhos já está embutida no sistema, com algumas formas de controlá-la, sem ter de dar aos jogadores carta branca para duplicar qualquer efeito do jogo à vontade (o que parece atrasar as coisas e causar problemas de desequilíbrio no jogo).
Efeitos Variáveis ficam melhor se forem guardados para coisas em que a dificuldade em definir o custo e em definir tudo sobre o poder com antecedência é mais difícil. Por exemplo, a habilidade de se metamorfosear em qualquer animal poderia ser uma aplicação do efeito Morfar com uma longa lista de opções de Metamorfose, mas listar cada possibilidade de forma animal, uma de cada vez, seria tedioso para dizer o mínimo, especialmente quando um bom número dessas formas seria supérfluo. É mais fácil lidar com um efeito Variável com o descritor "formas animais". O jogador pode pré-construir certas formas animais mais comumente usadas durante o jogo, mas também tem a opção de novas configurações que se encaixam nos descritores do poder.
Resumindo, efeito Variável é um "último recurso" para a criação de poderes, e o mestre deveria tratá-lo como tal.