Olar galere,
Bem, O JOGO COMEÇA AGORA.
A seguir, informações que vocês precisam saber daqui pra frente (conforme dúvidas forem aparecendo, vamos atualizando as instruções):
# PROJETOSOs Projetos são inovações e melhorias para a Arca, influenciando tanto na narrativa quanto no gameplay. Vocês podem escolher de uma lista prévia ou sugerirem algo, cabendo à narração decidir se aceita ou não a ideia e definir as mecânicas relacionadas. Por exemplo, vocês podem decidir entre uma horta e uma criação de animais. Ambos darão alguma vantagem de pontos em Fonte de Alimentos, mas terão pesos diferentes na história: bichos podem fugir se assustados; legumes precisam de sol. Tais investimentos podem levar a rumos bastante inesperados.
Como trabalhos coletivos, são realizados por toda a população. Dessa forma, “in game”, não é como se “vocês” estivessem decidindo. Se metade do grupo tiver uma ideia e outra parte preferir algo diferente (sim, é possível escolher mais de um ao mesmo tempo), considera-se que a população ficou dividida e assim por diante.
Cada um possui uma descrição incluindo Requisitos, Perícia relacionada, Pontos de Trabalho e um Bônus específico, assim:
DEFESAS
Reforços na lataria. Juntando sucatas, vocês conseguem deixar a Arca mais resistente.
Requisito: nenhum
Perícia: Força ou Sobrevivência
Pontos de Trabalho: 2 x número de PCs
Bônus: Guerra +2D6
- Um Projeto pode ter, por exemplo, 20 de Tecnologia como Requisito. Esse, obviamente, só poderá ser realizado no futuro;
- Bônus é o efeito de gameplay mais direto. Um Projeto que dê Bônus de 1d6 em Tecnologia deixa a Arca mais próxima daquele Projeto de 20 (a outra forma de ganhar esse tipo de pontos é achando – e entregando à “direção” – algum Artefato);
- Pontos de Trabalho referem-se a quanto tempo/esforço é necessário para construir algo. Um Projeto com 6 Pontos de Trabalho levará, de início, 6 dias para ser realizado;
- Isso quer dizer que se o grupo for explorar e passar fora 6 dias (consumindo a quantidade referente de água e ração), o encontrará terminado quando voltar;
- É também possível optar-se por não sair e ficar trabalhando na Arca (deixando de procurar novos alimentos; não encontrando aquele grupo de inimigos se aproximando etc.);
- Nesse caso, uma vez a cada dia é possível fazer uma rolagem daquela Perícia relacionada. Cada 6 conseguido, considera-se que a sua contribuição ( “botando a mão na massa”, solucionando algum entrave, ajudando a moral geral etc.) diminui em 1 o tempo/esforço que falta;
- Lembrando/explicando que as jogadas em MY0 normalmente são: Atributo + Perícia + Equipamento. Ou seja – caso a narração considere coerente –, alguém que não tenha uma Perícia como Sobrevivência etc. ainda pode jogar (usando apenas o número de dados de Sabedoria), mas terá menos chances/dados para isso.
- Alternativamente, alguém com um conjunto de dados baixo pode preferir apenas “ajudar” outra pessoa com mais chances de sucesso, dando +1 de modificador a ela.
- Quando o grupo está fora, as coisas podem não sair como esperado. Talvez um novo projeto tenha sido iniciado sem que players tenham participado da Assembléia... ;
- Alguns Projetos podem ser pegos mais de uma vez;
- Alguns Projetos podem ser limitados pelo espaço disponível, às vezes sendo necessário destruir um anterior para caber um novo;
- No caso de mais de um Projeto simultâneo, considera-se um acréscimo em Pontos de Trabalho equivalentes a cada pessoas que não trabalha nele. Assim:
Projeto 1
Pontos de Trabalho: 1 x número de PCs (como somos 4 players, equivale a 4 dias)
Projeto 2
Pontos de Trabalho: 2 x número de PCs (como somos 4 players, equivale a 8 dias)
Se forem feitos um primeiro e outro depois, temos 12 dias no total (é preciso decidir por qual começarão. Se fosse o 1, estaria pronto no fim do 4º dia).
Caso 1 dedique ao primeiro e 3 ao outro, o Projeto 1 levaria 7 (4+3) dias, enquanto o Projeto 2 demoraria 9 (8+1). No fim, o tempo total seria menor (de 12 para apenas 9), mas cada projeto demoraria mais individualmente para ficar pronto.
A questão é: diante da ameaça de uma invasão iminente, vocês escolherão primeiro fazer a defesa (1) e depois o ataque (2) - ou vice-versa -, levando 12 dias e correndo o risco de um não estar pronto a tempo, ou apostarão em realizar os dois juntos... sob a penalidade de nenhum estar terminado caso a a batalha comece no dia 6?