Dycleal escreveu:Como é que mata bicho?
- Iniciativa: rola d6 e soma o resultado com a Agilidade;
- Pode fazer uma ação (algo que exija rolagem de dados) + uma manobra (mover-se, sacar uma arma, mirar, recarregar...) OU duas manobras;
- Ataque (como todas as ações): uma rolagem separada de Atributo + uma de Perícia + uma de Equipamento. Não tem equipamento? Se for uma ação que não precise, rola só o Atributo e a Perícia. Não tem Perícia? Se não for uma restrita, rola só Atributo (e o Equipamento, se tiver);
- Tirou 6? Deu bom. Não tirou? Deu ruim. Mas pode re-rolar parte dos dados. Depois disso, se aparecer um 6, deu bom. Mas se acumular dois "1s" nos Atributos ou um "1" nos Equipamentos (na Perícia não importa), tomou dano. Inclusive pode ter sucesso E tomar dano ao mesmo tempo;
- O dano é o tipo da arma que diz. Caso tenha tirado mais de um 6 no ataque, pode escolher se usa pra dar mais dano, agarrar, melhorar a iniciativa no próximo turno;
- "Como eu defendo?". Olha, inimigo tirou 6, tu tomou porrada. Mas pode tentar sacrificar a ação do próximo turno pra defender. Dependendo da quantidade de sucessos que vc tirar, pode diminuir o dano ou até render o inimigo - isso se for ataque corpo a corpo. À distância, não tem como desviar, só procurar cobertura antes.
- "Dano" quebra armadura e diminui dados das próximas jogadas - sim, é esse tipo de sistema maldito em que, quanto mais vc apanha, mais impossível fica de revidar xD
- Lembra que todo mundo tem pouquíssimas balas. Caso não se garanta na mão, FUGIR É UMA OPÇÃO;
- Lembra que se vc rolar 4 dados, tem 52% de chance de tirar um 6. Então veja quantos dados tem e pense bem suas escolhas de vida (XD).
- Ataques "ninja" são importantes. Num Ataque Furtivo (rolando Furtividade), você tenta ir até o alvo em silêncio, ganhando uma ação extra. Numa Emboscada é o contrário: você fica parado esperando o inimigo chegar ganhando +2 de modificador (ao invés da ação extra).
CASO decidam enfrentar (bem, na verdade uma pessoa pode tacar o loko e ir sozinha, daí o resto vê o que faz xD), vamos usar um mapinha, já que posicionamento e movimentação são importantes.
Só pra pontuar que NÃO ESTOU PENSANDO EM DEIXAR VOCÊS FUGIREM NA MAIOR.
Pra atravessar o campo sem notarem vcs, vão ter que rolar Furtividade etc. Se falharem (alguém não tirar 6), o combate inicia para aquela pessoa.
P.S.: o Stalker podia rolar pra descobrir algo sobre os inimigos. Mas considerando que ele já reconheceu os monstros e não fez nenhum comentário sobre cuspirem fogo ou se multiplicarem se atacados... ;p - e só esperar que esses não sejam "diferentes". XD XD XD