Alexyus escreveu: Xafic Zahi escreveu:@Alexyus, tem algum teste que eu possa fazer para o Querellon ter noção de quanto custa para estruturar a mina e o porto?
O porto ou a mina é muito mais uma questão de administração do que de investimento, pelas regras do sistema, já que a função deles é dar bônus na rolagem de Sorte. Claro que, quanto mais bônus, maior a chance de um bom resultado na Sorte da casa. Investir pontos de Riqueza num Porto, por exemplo, geraria outro Porto, e cada um daria +5 de bônus nas rolagens da casa.
Considerando que cada posse de Riqueza tem que estar sobre uma posse de Terra, e que cada posse de Terra só pode suportar 2 posses de Riqueza (página 141), temos que os Dayne tem:
Posses de TERRAS (domínios) - Terrenos: Montanhas, Planície, e Características: Córrego, Estrada e Costa
e
RIQUEZAS - Celeiro, Embelezamento, Meistre, Mina, Porto
Obviamente, o Porto fica na Costa, mas a Mina, assim como o Celeiro, o Embelezamento e o Meistre, poderiam ficar na Montanha ou na Planície (na Estrada e no Córrego também, embora isso ficaria bem estranho!). Vocês podem definir onde cada uma ficaria. Comprar Porto x2 preencheria os dois espaços disponíveis na Costa, e um eventual Porto x3 precisaria antes de um novo terreno Costa ou semelhante. O mesmo vale para a Mina, que poderia ser duplicada desde que haja um espaço em alguma posse de terra que vocês compraram. Senão, teriam que pagar o custo em pontos para aumentar a posse de Terra também.
Agora, estimando isso em dinheiro:
Eu tomo por base a tabela 6-19 na página 154, Gerenciamento de Recursos, para calcular o valor das posses, lembrando que 1 ponto de Riqueza equivale a 200 Dragões de Ouro. Tanto a Mina quanto o Porto custam 10 pontos de Riqueza, portanto 4k DOs (cada ponto de Riqueza usado para comprar qualquer posse sofre a taxa2:1, veja a tabela
aqui). Para efeitos em jogo, isso pode ser uma segunda mina ou porto ou uma expansão do anterior, com um superporto ou uma megamina que valeriam por dois.
Esse valor é descontado do número efetivo do atributo Riqueza da casa, embora o total não mude, já que essas posses podem ser vendidas para recuperar o valor monetário dos pontos de Riqueza. Mas a dívida com o banco vai ser calculada em dinheiro mesmo, e aí tem que se virar para pagar (ou empenhar alguma posse, correndo o risco dela ser confiscada por falta de pagamento).