Todos estavam transbordando ansiedade, angústia, medo e entusiasmo. Na verdade os sentimentos eram variados e a curiosidade era emanada por todos os alunos, sem exceção.
Holly e Elliot pensavam e refletiam sobre as qualidades que o chapéu cantou, do que classificava cada uma das casas. Pluemer pensava em algo bom pra contar para o chapéu e Elliot pensava na ordem que seria chamados os alunos.
Erin e Owen estavam aflitos pela mesma preocupação: e se ficassem em casas diferentes? Com as mãos atadas um no outro, a menina começou a se preocupar também com a poeira e sujeira do chapéu: notou que estava sujíssimo! E tinha certeza que vira um “grão” de poeira voando dele quando a Professora o ergueu.
Bartholomew e Leon tinham segredos, e temeram que o chapéu percebesse ou, pior, revelasse. De modos distintos, eles tinham algo para dar-lhes segurança de que isso não aconteceria, ao menos não de uma forma que os expusesse perante toda aquela gente alí ou que fossem expulsos antes da primeira aula na nova escola. De certa forma, procuraram relaxar, mesmo que isso parecesse tão impossível.
Felix tinha ambição, e era exatamente nisso que pensava durante a música que o Chapéu entoava. Mal sabia ele que não fora apenas
um bruxo que criara o chapéu seletor, mas sim todos os quatro fundadores da escola, que foram os maiores bruxos de seu século. Mesmo assim ele tentaria… precisava tentar se quisesse alcançar seus objetivos.
De todos John era o mais tranquilo. Procurou uma estrela no céu da noite, e simplesmente não a encontrou. Era uma missão praticamente impossível para qualquer um que não tivesse um conhecimento mínimo de astronomia. Talvez aprendesse durante as aulas que teria na escola. Fora sua amiga Anne quem lhe respondeu:
- John, está preocupado em encontrar uma estrela no meio de tudo isso? Olhe! É sua irmã! - disse, acenando animada para Miluda que tinha apenas um ano a mais que o trio.
Robert sorriu para Levitz o irmão quatro anos mais velho de Titor. Mas rapidamente se arrependeu disso quando o Nostradamus virou a cara e cochichou algo para algum outro aluno mais velho que sentava ao seu lado na mesa da Sonserina.
Foi quando ouviu o que John falava e, com um suspiro, disse:
- Está bem, John. Podemos trocar.Então o salão todo irrompeu em aplausos com o final da música que o chapéu cantou.
~*~
A Professora Minerva abriu o pergaminho e começou a chamar os nomes dos alunos.
Nesse instante o salão inteiro ficou em silêncio. Todos queriam ouvir o pronunciamento das casas.
- Ana Abbott! Uma garota de rosto rosado e marias-chiquinhas louras saiu aos tropeços da fila, pôs o
chapéu, que lhe afundou direto até os olhos, e se sentou. Uma pausa momentânea…
- LUFA-LUFA! - anunciou o chapéuTodos os alunos da Lufa-Lufa aplaudiram freneticamente enquanto a menina se acomodava na cadeira junto à mesa do canto do salão.
Alguns alunos, incluindo Elliot, Holly e Erin virou o fantasma Frei Gorducho acenando, feliz, para a nova aluna de sua casa.
E assim, se deu sequência…
- ATENÇÃO:
Pessoal, eu vou colocar aqui as chamadas dos nomes de vocês e já anunciar as casas. Depois podem interpretar como foi a “conversa” com o chapéu, se tiverem alguma, claro.
- Susana Bones! - LUFA-LUFA!- Terêncio Boot! - CORVINAL!- Anne EstherA amiga de John fora a primeira do trio a ser chamada. O chapéu foi posto nela e seus lindos olhos foram ocultados e, após um minuto – um tempo normal – o chapéu seletor gritou para todos:
- GRIFINÓRIA!- Justino Finch-Fletchley! – LUFA-LUFA! Titor e Elliot se lembraram de Justino, era o menino que dividiram a cabine com eles no Expresso de Hogwarts.
- Hermione Granger! O chapéu levou muito tempo para decidir onde iria a Granger e, embora alguns alunos vissem que o chapéu parecia que
mastigava alguma coisa dentro de sua “boca”, ninguém ouvia nada e imaginavam que seria um tique nervoso enquanto ele deliberava… Se é que chapéu possuiam um tique nervoso.
- GRIFINÓRIA!- Elliot Hawkins! - CORVINAL!- Leon Hollow! - SONSERINA!- Felix Korol - SONSERINA!- Neville Longbottom! Muitos o reconheceram como sendo o “menino do sapo”, e acabou levando um tombo enquanto se dirigia ao banquinho. Muitos voltaram a ir, mas rapidamente ficaram em silêncio para ouvir o chapéu. Ele demorou quase tanto tempo quanto com a garota Hermione Granger.
- GRIFINÓRIA! - anunciou o chapéu, e Neville saiu correndo do banquinho que esqueceu de tirar o chapéu da cabeça e precisou sair correndo de volta para devolvê-lo à Minerva.
- Draco Malfoy! Todos reconheceram o menino. Era o mesmo que tentara ser amigo de Harry no começo.
- SONSERINA! Holly estava perto de Rony e Harry o suficiente para ouvir Rony dizer
“não há um bruxo que não tenha ficado mal que já foi da Sonserina”. Sentiu-se aflita, com medo de ser selecionada para essa casa. Não queria ser uma pessoa ruim…
- John Titor Nostradamus!- CORVINAL!- Eireann O'Byrne! - CORVINAL!- Owen O'Byrne! - CORVINAL!Os gêmeos foram para a mesma casa, duas pessoas belíssimas, especialmente a menina Eireann, seguiu alegre rumo aos aplausos de seus novos colegas de casa.
Seguiu-se depois mais duas gêmeas idênticas com o sobrenome Patil.
- Holly Pluemer! Um risinho se seguiiu da mesa da Sonserina onde Malfoy havia se sentado. Holly não queria que seu nome fosse gritado para todos ouvirem, mas não tinha o que fazer a respeito disso.
- SONSERINA!Curiosamente, não houveram muitos vivas e palmas de comemoração da mesa da Sonserina quando Holly ia se sentar junto com eles. Haviam comentários como “droga, a maluca está com a gente”.
- Harry Potter! Ao ser anunciado, Harry sentiu todos os olhares queimarem a sua nuca e um burburinho se seguiu. Todos ficaram inevitavelmente alvoroçados e angustiados aguardando para saberem qual seria a casa do Famoso Harry Potter.
- GRIFINÓRIA!Os alunos da mesa da Grifinória se levantaram e aplaudiram entusiasmados, até Dumbledore de sua mesa aplaudiu com vontade à escolha do chapéu. Anne e Hermione abriram espaço para que ele se sentasse entre elas, de frente para Neville, enquanto os gêmeos Weasley apertavam sua mão, animados.
Depois que a euforia foi controlada, deu-se continuação à cerimônia.
- Lisa Turpint! - CORVINAL!- Bartholomew Vulture! - SONSERINA!- Ronald Weasley! - GRIFINÓRIA!- Robert Wentworth- LUFA-LUFA!O outro grande amigo de John Titor Nostradamus fora para a Lufa-Lufa, onde o Frei Gorducho quase o abraçou – se pudesse certamente o teria feito – e ele se acomodou perto o suficiente de Miluda, que era a única pessoa que conhecia alí e que poderia conversar.
Parece que a estada de John em Hogwarts não seria com seus dois melhores amigos tão próximos dele. Eles estariam em outras casas, assim como seus dois irmãos.