Oi galerinha, tudo joia?
O Kether tá sugerindo colocar mais perícias em jogo, e como tá difícil colocar os humanos juntos (lembrando que o carnaval do ano passado quase fez apagar o jogo por desistência) acho que podemos bolar algo.
Seguinte, como ainda não estou dando XP (estava planejando fazer quando chegassem num continente) vou dar como missão treinarem ou acharem um mestre de uma perícia fácil, e se tiverem sucesso, a perícia vai para a ficha. Depois farei o mesmo para perícia média e difícil.
Como será este sucesso via treino:As perícias fáceis não precisam de mestre então podem ser desenvolvidas com treino. Para treinar corrida, basta correr; para treinar natação, tem o Rio da Serpente; se quiser treinar faca, pode treinar jogá-las usando árvores como alvo ou contra algum tipo de boneco de treino (ou caçarem uma briga de faca real).
Para treinar, terão que anunciar uma ou mais situações ligadas ao treino e fazer rolagens com 2D10, cada rolagem deve ter 3 pontos menos que seu atributo para ser um treino de sucesso, e com três treinos de sucesso ganham a perícia.
os atributos ligados às perícias fáceis são:
Besta: Destreza
Canto: Percepção
Corrida: Força
Culinária: Percepção
Dança: Destreza
Faca: Destreza
Intimidação: Força
Natação: Força
Trabalhos manuais: Destreza
Pegando o Nergal como exemplo: Destreza dele é 12, então se quiser ganhar faca ou dança tem que tirar 9 ou menos em pelo menos três treinos. Percepção é 13, se quiser ganhar canto ou culinária, tem que tirar 10 ou menos em pelo menos três treinos.
Quem já tiver alguma, como o Nadhull tem canto e dança, Ka e Tirel têm trabalhos manuais, se quiser treinar a que já tem, ela passa de nível Curioso para nível Novato.
Porém cada rolagem (dando sucesso ou fracasso) gasta uma hora de treino. Vocês podem fazer uma rolagem por dia, gastando uma hora de treino, e junto com este treino fazer outras coisas. Ou podem jogar três vezes, anunciando que treinarão por três horas. Ou podem jogar até seis vezes, neste último caso gastarão quase um dia todo só treinando. Não importa quantas vezes treinem no dia, podem continuar fazendo outras ações fora do treino.
Sucesso via mestre:Se não quiserem treinar, podem procurar um mestre. Dafodil tem várias opções óbvias: Quer treinar culinária? procure numa cozinha ou padaria. Quer treinar besta, encontre uma loja de armas e perguntem quem ensina. Quer treinar natação? Marinheiro no porto, e por aí vai.
Achando um mestre, ele tem que te treinar por três dias. Não precisam rolar o treino com o mestre, mas rolem Q.I. ou Percepção (o que for mais alto) para encontrarem um mestre disposto a ensinar.
Os lugares são óbvios, portanto é mais difícil não achar nenhum mestre do que achar pelo menos um, mas quando estiverem procurando, tentem dar detalhes que podem deixar os potenciais mestres dispostos a ensinar-lhes.
Por exemplo:
* Quanto de grana e tempo estão ou não estão dispostos a gastar? (Por serem perícias básicas, muitos lhe ensinariam por poucas moedas, mas é aquela história: quem gasta mais... podem tentar outras moedas de troca, como pagar com sacanagem [não estou induzindo nada, só comentando] ou com trabalho [talvez um cozinheiro esteja mais interessado em alguém pra ajudar descascar batatas do que ganhar umas moedas pra ensinar você cozinhar])
* Que tipo de mestre acha que podem ter mais afinidade e por quê? (Acha que uma mulher pode ensinar canto melhor por serem mais ligadas à arte, ou prefere treinar com um homem por ter um timbre que combina mais com o seu? Prefere treinar com um humano, supostamente menos perigoso, ou vai procurar um demônio por talvez achar que ele ensine com mais determinação?)
* Quase todos têm um contato mínimo com a Corte, vão usar isto? Ou preferem tentar algo diferente, como procurar alguém no porto ligado ao Yüksek Kan para aprender nadar?
* Que parte da cidade acha que pode ter algo ou alguém interessante sobre a perícia que quer treinar? Tipo: vão pegar na parte mais pobre mesmo, onde muitos ensinariam por quaisquer 2Ж, ou vão procurar num lugar menos chinfrim para ver se conseguem alguém com habilidade aceitável na perícia que querem? Ou preferem ir pro sul pelo simples motivo que lá tem mais ajrenses e/ou menos barras-pesadas? A maioria ainda não conhece quase nada da cidade, mas os jogadores que aproveitaram o tópico 4 coisas podem "espremer" algumas ideias.