Ka chama Lester, que estava em outro canto da forja, verificando o trabalho de um jovem, provável aprendiz ou só um quebra-galho. Ele apresenta o colega e pede para ele copiar o pergaminho. Tirel percebe que Lester parecia mais um joalheiro que um ferreiro (Ricardo era alto e musculoso, Ka era forte, mas menor que Ricardo, já Lester não tinha muitos músculos, era até um pouco magro. Ele copia em papiro com carvão comum, Se Tirel quisesse algo mais permanente, teria de copiar uma segunda vez, mas a letra de Lester é boa, e Tirel acredita que ele deve ter bom olho para detalhes.) Como artesã akvlandana, Tirel também tinha este jeito mais artístico que de ferreira.
- Pergaminho:
O liônio é um metal raro, encontrado próximo a algumas fontes sulfurosas, mas também em água profundas, como a parte costeira da Grande Rochosa, no Mar Venenoso ou próximo à Pontas da Morte. Acredita-se que a maior fonte de liônio possa estar perto (ou dentro) do Anel dos Deuses, mas como é um lugar de difícil acesso não se sabe ao certo.
Seu minério normalmente é impregnado de sais sulfurosos e outras impurezas, portanto quando submetido à fusão, tende a liberar vapores em volume superior a outros metais. A melhor forma de purificação é fusão em câmara fechada, ou algum mecanismo de escape forçado ou usando máscara especial. Magos brancos podem contornar o problema usando os ventos como escape forçado. Magos verdes podem usar a magia no próprio corpo numa magia chamada de "Pulmão de Rocha" ou usando "Corpo Elemental", porém são magias que exigem muito do mago, e portanto não é para amadores.
Outra forma de se purificar o metal é com tratamento alquímico, em especial purificação dranaidista. Encantamentos também surtem efeito, mas é um material resistente, e portanto seu encantamento requer muita força e/ou tempo de preparo.
Sais de liônio ou seu pó depois de purificado também são tóxicos, de reatividade lenta (cerca de três dias) e atacam principalmente nervos. Servem mais para tortura que para morte. Por não ser insípido, não é eficiente como veneno discreto, portanto não é uma fonte barata nem prática para se usar em venefício, sendo suas propriedades tóxicas mais um efeito colateral mesmo.
Resíduos de liônio podem ser anulados com tratamento com linamarina, em especial em tanques de decomposição ou decantação. Áreas grandes podem ser tratadas com linamarina e explosão prânica, mas que os deuses protejam de precisar de tais medidas.
Resíduos de vapores tendem a se precipitar em pouco mais de três horas em ambiente sem muito vento, as superfícies podem ser limpas como qualquer outro resíduo, mas permanecem tóxicas para qualquer animal que lamba ou se esfregue em tais superfícies. A ingestão é dez vezes mais perigosa que o contato cutâneo, ainda assim a pele pode apresentar irritação forte.
O liônio também pode levar à cegueira enquanto está sendo fundido, mas depois de sólido ele não oferece este perigo. Porém a cegueira devida a seus vapores pode ser permanente. Em exposição, tratamentos com magos brancos são aconselhados imediatamente.
O melhor tratamento alquímico contra os efeitos é feito com extrato de Vestido de Bruxa Branca fresca e leite. Soluções de gel aloe e bases mágico-alcalinas podem ser ministrados como paliativos. Por ser um tóxico-sanguínio, tratamento com sanguessugas também são recomendados, ou com soluções de pó-de-margzan. Além claro, de poções com madrágora ou datavenia. Para magos contaminados, poções manopotentes também são indicadas (exceto magos rubro-negros).
O liônio é um metal potente, macio quando puro, mas de grande rigidez em ligas Ln-Ti 1/10 ou 2/10 ou Ln-Nb 2/10 ou 3/10. Sendo estas ligas pesadas mas de dureza extrema, resistentes à perfuração mesmo em chapas finas, porém mais maleáveis que Ti puro. Uma liga Ln-Ti 1/2 é mais fraca para contundência, mas muito resistente contra perfuração, permitindo deformações de 0,5/2denc.
Pode ser também misturado com alumínio em Al-Ln 1/20, Al-Ln 1/15, Al-Ln 1/10, Al-Ln 2/10, Al-Ln 3/10, e até 4,5/10, criando uma liga bastante leve e bem mais forte que o alumínio, também com grau de quebra muito superior ao alumínio e deformação de 1,5/2denc.
Liônio puro tem uma cor verde leitosa que pode se assemelhar ao jaspe puro, com ligas com alumínio esta cor se mantem, mas com outros metais se torna prateado. Usando misturas de pigmento "turvo profundo de Gaja" ou "dudano 13-40-15" consegue-se uma cor verde profunda.
O liônio tem pouca resistência à manas elementais, apresentando uma maior resistência à mana negro. Bem purificado possui boa afinidade com mana verde, sendo desejado por magos da terra. Pode ser temperado com sais ferrosos para facilitar o encantamento com mana do fogo, mas neste caso seria desejado por magos do fogo mais devido a estética, já que há metais mais baratos que canalizam ou acumulam melhor mana vermelha.
- considerações:
Grande Rochosa é uma enorme falésia (montanha costeira praticamente vertical) que ocupa quase toda costa de Fajr-Regno.
Mar Venenoso fica em uma ilha próxima a Nag, reino de Akvlando
As Pontas da Morte são formações marinhas em forma de estalagmites no mar de Fajr-Regno cuja navegação é tão difícil que nem sereias nadam por lá.
Anel dos Deuses é um lugar em Akvlando de formação quase circular, onde as águas são quente a ponto de expelir vapor quase o tempo todo, estes vapores são sulfurosos e é uma região onde quase ninguém consegue chegar.
A forja não tem câmara fechada, não é difícil fazer uma de pequeno porte, já uma de grande porte exigiria muitos recursos, em ambas o mais complicado é projetar uma chaminé de escape que não jogue gases onde pode prejudicar alguém. A máscara especial serio o contrário: uma mascara hermética com um cano até o lado de fora onde puxaria o ar (pode ser mais complicada que uma câmara fechada.
Tirel não faz ideia do que seja purificação dranaidista, obviamente um termo alquímico.
Linamarina é uma substância extremamente tóxica. Vocês usam em pequena quantidade com muito cuidado para trabalhos muito importantes, para galvanizar. A linamarina pode matar em menos de dez minutos com menos de meia colher. Explosão prânica é um termo mágico e também não faz sentido para Tirel.
Pó-de-margzan é um composto não muito difícil de achar com boticários, o problema é que ele também é tóxico, portanto trata de um veneno, depois tem que tratar de outro. Mandrágora e datavenia são duas plantas cujas lendas dizem que curam 90% de qualquer doença, mas são mais difíceis de achar e caras do que qualquer outra planta.
Se o liônio (Ln) faz ligas com o titânio (Ti) e o Nióbio (Nb) nas proporções citadas, é bem possível que se liguem ao cromo ou molibdênio mais ou menos da mesma forma, criando uma liga pesada, mas super-dura. Ao que tudo indica o liônio fornece uma proteção principalmente contra flechas. A medida 0,5/2denc. significa que a armadura criaria um pequeno "calo", mas não furaria. Na chapa com alumínio está 1,5/2denc. que é uma deformação três vezes maior, mas ainda é menos da metade que alumínio comum.
Pigmento "turvo profundo de Gaja" ou "dudano 13-40-15" são temperos para metais (normalmente um tipo de sal), o turvo profundo de Gaja é um pouco mais difícil de achar. Sais dudanos vem de partes de Akvlando e os números representam diversas escalas deles, que podem dar muitas cores diferentes a metais; Tirel já trabalhou com alguns sais dudanos e pode até tentar fazer a mistura citada com os sais que pegou de Ĥarim. Alguns pigmentos podem influenciar em outras propriedades, mas normalmente influenciam quase só na cor.
Ricardo sorri levemente ao ser chamado de cérebro da situação:
- Calma garota, infelizmente as coisas no mercado negro não são tão fáceis assim. Meu amigo Ka aí teve a ideia de ir lá pessoalmente pedir informações e deu merda. Se tivéssemos um pouco menos de sorte não sairíamos inteiros de lá. Eles só negociam com gente poderosa, e o melhor jeito, ou pelo menos o jeito inteligente de negociar lá é por intermediários e intermediários de intermediários. Eu falo com pessoas que tem costas quentes na Corte dos Milagres, eles verificam o que podem conseguir... É um processo cansativo, mas é assim que as coisas funcionam.(pausa)
Você disse que está trabalhando para alguém da Corte, se for um nome quente, isto pode ajudar. Quem é seu contato?OFF: Mesmo se disser que é Kapitulina, Ricardo fará cara de quem está pensando, mas não conhece o nome dela, irá dizer que precisa pesquisar os contatos dele primeiro, mas diz que se você tiver contatos mais conhecidos, seria ainda melhor. Se você preferir não revelar quem é seu contato ele vai dizer que uma forma de entrar em contato com o mercado negro é se você convencer seus contatos a irem num lugar chamado "A Faca Alugada". Tirel e Ka podem lembrar de Ĥarin como possível contato da Corte dos Milagres, neste caso Ricardo dirá que, por Ĥarin ser rico, isto pode facilitar, mas não é o ideal, dinheiro certamente chama interesse no mercado negro, mas para negociar com SEGURANÇA o ideal é ter um contato que seja herói ou heroína ou que esteja nos altos graus de influência. Caso algum de vocês lembre de um possível nome influente, podem comentar.
Quando Tirel comenta sobre as propriedades que espera:
- Mm, é... Quando purificamos o minério ele aparentou dar um corpo* relativamente bom para espada, mas pretende fazer uma verde? Ficaria parecendo jaspe. Meio estranho...*Corpo: algumas espadas, principalmente as com lâminas especiais para artistas marciais, são feitas em dois passos, a alma fica por dentro e o CORPO, feito com outro tipo de metal fica por fora. Isto dá à espada um controle entre rigidez e maleabilidade. Como a Sussurro Esmeralda estava quebrada, Tirel sabia que ele tinha uma alma com um metal mais rígido e um corpo mais maleável. O jaspe podia ter muitos tons, mas como Ricardo falou genericamente, Tirel imagina que seja o verde mais pálido, portanto ainda não é o tom esmeralda que realmente espera e já deduz que o minério puro ainda não seria o ideal, o "algo mais" ainda teria de ser descoberto, mas isto não descarta o liônio como possível elemento da liga.
KA escreveu:- Podemos conversar com meu mestre na ICB sobre um espaço para vocês treinarem. Não vejo problema em conversar informalmente e agradeço pelas dicas. O processo de descobrir estas coisas assim sozinho é bem complexo.
- É bom não comentar, por enquanto, que estamos treinando junto com um anjo. É bom perguntar a seu mestre se ELE não vê problemas em que EU possa ajudar VOCÊ a treinar também. Como eu disse, alguns magos são ciumentos quanto àqueles a quem ensinam. NERGAL escreveu:- Acredito que você vai gostar então de aprender esta fórmula. Então acredito que poderemos compartilhar os custos deste aprendizado, pois não?
- Com certeza vou gostar de ver se consigo fazer algo parecido. Quando fizer os testes básicos lhe informo o que consegui achar. Saber os metais usados não deve ser tão difícil, o como foi feito que deve dar trabalho...
Tinha caído um pouco o número de pessoas atendidas no pátio do templo, algumas ganharam alta, outras ganharam cremação, ainda assim ainda tinha muita gente. Um diabo olha as asas de Nadhull.
- São cortes sem importância. Você vai viver.Ele joga uma água, dá alguns pontos, como Nadhull é um demônio e vocês tem hipoalgia ele nem se preocupa em anestesiar o local, depois joga algo por cima que faz os cortes arderem.
- Daqui umas três ou quatro horas, ou cinco, você toma um banho. - E estava dispensado.
No templo, o mesmo mantra era repetido em tareno:
Dector Azendi!
Evetor Azendi!
Aana Nuci!
Dector Azendi!
Evetor Azendi!
Aana Nuci!
Dector Azendi!
Evetor Azendi!
Aana Nuci!
Dector Azendi!
Evetor Azendi!
Aana Nuci! (fé fortalece, esperança fortalece, amor liberta, numa tradução seca)
Apesar de tudo, os cultos ainda pareciam algo um pouco enfadonho, Nadhull resolve continuar sua iniciação ao mundo místico meio isolado. Ele fica em frente à estátua de Piro tempo suficiente para chamar atenção de um humano (provável espiritualista) que o observa em silêncio por um tempo, depois aproxima:
- Quer aprofundar os sentidos? Acenda isto, e respire fundo.Ele deixa dois pequenos incensórios no chão. Nadhull põe um a direita outro a esquerda, fecha os olhos e faz uma prece sincera:
Senhor da Libertação, da arte, da alegria e da bondade, tu que resgatastes os demônios da ignomínia, recebas o meu sincero agradecimento, pela transformação que tu me possibilizasse. Tal poder é uma unção, uma honra, mas na minha ignorância minha busca por propósito está longe de lograr êxito. Senhor me dá a visão, a sabedoria, para operar este teu poder rumo aos teus propósitos, é meu singelo desejo. Existem pessoas más e egoístas, eu era uma delas senhor e tu me elevasse aos mais altos graus e me salvastes do meu destino, nunca poderei vós agradecer o suficiente e serei teu eterno devedor, por isto faço um pacto de fidelidade: honrarei a vossa escolha que recaiu sobre a minha cabeça, mas repito, me dá a visão e a sabedoria necessária para ser um instrumento poderoso em vossa mão e é esta prece singela porém sincera, que deposito aos teus pés, ó poderoso arauto da liberdade, deus dos deuses e senhor de toda a humanidade, assim seja o teu desejo e não o meu!Com os olhos fechados, outros sentidos parecem ficar mais focados, em especial o olfato. Aos poucos os ruídos do templo também diminuem até parecer sumir. Nadhull sente uma onda atravessando seu corpo, como se fosse um fluxo de magia, mas não como a Prana, mais como uma presença.
Abrindo os olhos, a fumaça do incensório parece tomar conta de todo em volta, como num sonho, a impressão que tinha é de que estava em lugar nenhum, como num sonho, embora seus sentidos estivessem lúcidos.
Nadhull sente como ondas suaves estivessem batendo em seu corpo de um lado e de outro, também sente como se houvesse mais alguém alí, mas que não podia ver. Ouve som de vozes distantes, inicialmente indistinguíveis. Era estranho, mas nada ali intimidava.
Aos poucos, algumas vozes pareciam mais nítidas, várias faziam um coro baixo que parecia estar a quilômetros, mas algumas vozes falam com ele:
- Estou sempre à porta, e atendo a todos que batem. Não escondo de quem me procura, e bastas levantar a mão para que me toque.Sons de passos, como se uma grande caravana estivesse atravessando ao lado.
Um pouco de silêncio, e novas vozes.
- Nadhull, procuraste-nos com sinceridade, então respondas sem leviandade: "Qual seu objetivo de vida?"- Eu... Não... - Começava ele, mas as vozes interferem.
- Cuidado, prefira atrasar do que ser negligente. "Aquele que não sabe o que quer, não vê o que consegue, quem não sabe onde vai, não vê onde chegou". Qual seu objetivo de vida?Nadhull fica pensativo, aos poucos aquelas fumaças projetam cores.
- Acreditas que foi escolhido. Mas não fostes. Não és digno do poder que foi dado, pois o poder não dignifica, mas podes dignificar o poder. Podes conhecer a liberdade, não porque o escolhemos, mas por escolha sua.A experiência mística era diferente de tudo que tinha experimentado. Várias perguntas surgiam, ele nem se preocupa em pensar COMO aquelas vozes sabiam seu nome, Nadhull só pergunta.
- Quem sois vós?- O ECO DOS QUE BUSCAM.imagens se formam na mente de Nadhull, uma paisagem.
- Spoiler:
- Estás em dúvida sobre como iniciar sua jornada. Não destes conta que ela já foi iniciada.- Onde me procuras?As imagens desvanecem, Nadhull tem a impressão de ver três pequenos chifres no meio de uma cabeleira vermelha.
- Está pensando em Erfir-Sizo? Nada garante que se encontrarão, a não ser que suas escolhas de caminhos sejam parecidas.*Erfir em Moloke é algo como "ladrão de energia", pode ser traduzido como vampiro ou vampira. (off: mas no cenário vampiros não são como os comuns que vivem só de sangue e derretem no sol, e nem pense em vampiro que brilha, aquilo é uma fada). Sizo poderia ser traduzido como "pálido". Nadhull não fazia ideia de quem pudesse ser este ladrão, ou vampiro pálido. Teria haver com os chifres que viu?
- Lembre-se que outros poderão apenas ajudar, mas só você caminhará a sua caminhada. Tens que ter claro o maior importante de sua vida: O que desejas? O que REALMENTE desejas?Nadhull sente começar perder aquelas imagens, e aquela ligação, seja lá o que tiver sido aquilo.
- Você foi ouvido. Sua sinceridade foi reconhecida, sua jornada já tinha começado, agora... (as últimas palavras não parecem muito claras)