TIRELoff: apesar de eu já ter respondido semana passada, vi que faltou comentar sobre testes (minha cabeça tá uma negação). Pode rolar trabalhos manuais (2d10 cada rolagem) quantas vezes quiser, contanto uma hora para cada rolagem. Assim, oito rolagens, oito horas de trabalho, que é o dia produtivo máximo. Cinco rolagens já deixa um tanto cansada. Quatro te ocuparia toda a manhã ou tarde, mas deixaria a outra metade do dia livre, menos que isto você vai testando devagar, mas deixando tempo para fazer qualquer outra coisa no seu dia. Nota, cada acerto (no seu caso 11 ou menos, que é sua destreza) faz os próximos ficarem mais fáceis. E como está testando os sais, se rolar três vezes ou mais, pode também rolar UM teste de Q.I. já que seu Q.I. é maior que destreza (12), este teste seria para comparar os resultados.
KAO livro em Moloke é mais difícil de ser lido, entre muitos motivos, um deles é que demônios têm o hábito de escrever ser espaço. Na capa tinha uma ilustração de uma moeda com um olho, e as primeiras páginas falam desta moeda.
OOLHODEDANRAEUMAMOEDAFEITADETUNGSTENIOSIMBOLODEMAGOSVERMELHOSPODEROSOS. UMMAGODEPLENOSPODERESECAPAZDEINCANDESCEROOLHODEDANRAUSANDOAPENASSUAMAGIA. COMISTOAMARCADOOLHOFICAGRAVADAEMSUAMAOOUMAOSOUAINDANATESTA UMAMARCADEFOGOCOMOSEFOSSEFEITAAFERRO.
- se tiver difícil ler no estilo Moloke:
O Olhos de Danra é uma moeda feita de tungstênio, símbolo de magos vermelhos poderosos.
Um mago de plenos poderes é capaz de incandescer o Olho de Danra usando apenas sua magia.
Com isto a marca do olho fica gravada em sua mão ou mãos, ou ainda na testa: uma marca de fogo, como se fosse feita a ferro.
O tungstênio, assim como o ósmio, são metais bem difíceis de ser encantados, mas caso consigam ser encantados, sua energia mágica também não se perde. São praticamente considerados "isolantes mágicos", mas por outro lado podem ser usados por magos fodásticos para criar artefatos fodásticos. O tungstênio parece ser um acumulador especial de magia vermelha, enquanto o ósmio responde a qualquer uma delas.
Ka não acha referência sobre um metal ideal para magia do fogo (tal como o ouro é para magia do ar): o tungstênio acumula (com muita força), mas não canaliza. Já metais que parecem canalizar melhor, não acumulam bem.
O ferro cru, principalmente com algum grau de oxidação, é conhecido como um inibidor de magia, mas quando trabalhado em aço ele perde esta característica e pode até ser um canalizador de magia do fogo. O livro porém não deixa totalmente claro quais melhores formas de preparar este ferro.
Além do ferro cru, o ferro chumbado (tanto o ferro com traços de chumbo como chumbo com traços de ferro) parece ser o pior inibidor, usado inclusive para algemas e selas anti-magos.
Por outro lado o ferro argênteo (com traços de prata) é um canalizador muito bom, enquanto o ferro áureo parece ser um acumulador razoável. O estanho também é tido como bom canalizador de magia do fogo; Sendo assim, o bronze pode ser um bom canalizador, embora o bronze seja conhecido mais pela canalização de magia negra, o mesmo vale para o latão estanhado.
Mas, até onde Ka consegue ler, a pirita parece ser o melhor minério a ser trabalhado para mana vermelha, já que acumula e canaliza razoavelmente, em especial a pirita áurea.
O livro também diz que ter pouco ferro no sangue prejudica os dominadores de fogo, portanto recomenda alimentação a base de carne vermelha, se tiver com anemia é bom comer fígado, e também é bom espinafre, brócolis, grã-de-bico e beterraba. Vinho tinto ou suco de uvas são os melhores em bebidas.
Sobre canalizar sob risco de morte, o livro parece confirmar, mas Ka não tinha muito tempo pra ler tudo de uma vez.
No livro em Esperanto ele faz algumas anotações:
A mana vermelha é uma magia básica, situada nos chacras básicos. Ka não entende o que isto significa, mas parecia importante.
É uma mana masculina, portanto favorece magos viris e tende a ser fraca em magos frouxos (palavras do livro). Entre humanos, de cada três magos, apenas uma é mulher. Porém esta diferença não aparece entre demônios, onde os magos vermelhos são 50%-50%. As fréĉias não contam, pois com ajuda de um deus fica fácil fortalecer o dom.
O fluxo das energias sexuais também não devem ser travados ou magos vermelhos perdem precisão, portanto falta de sexo prejudica mana vermelha.
É uma mana ascendente, mas lateralizada. Ka também não entende esta parte, mas também parece importante por isto anota, parece estas ligada à importância das mãos.
Como é de conhecimento comum, os catalizadores são ira e desejo, mas diz para não confundir ganância com desejo, ganância é para magos negros.
Falando nisto, parece haver uma afinidade (não muito grande, mas existe) entre as manas vermelha e negra. Era de se esperar que houvesse mais afinidade com a mana branca (ar-fogo), mas embora a magia do ar pode POTENCIALIZAR a do fogo, elas não parecem ter afinidade (no sentido mágico, seja lá o que isto for) e também a mana vermelha é oposta à azul, que é descendente.
Ka para as anotações por aqui, haviam várias explicações sobre os tópicos, mas ele não entende mais que isto, por enquanto.
NADHULL(Q.I. x Q.I. -> 12 x 10 rolados 1,7 e 7,3 portanto vc passa por 4 pontos)
Nadhull envolve a diaba com sua aura, ela não demonstra muita resistência. Diabos tem a tendência a aceitar a superioridade dos íncubos como natural ainda mais quando está numa situação de escravidão.
Nadhull não queria ser egoísta e calcula que sua energia branca possivelmente não a prejudicaria, já que aparentemente não prejudicou Nasha, permitindo que sou energia branca seja tomada, enquanto absorve a energia pesada da diaba.
Num primeiro momento ela se mostra apenas servil, mas ao sentir a emanação do poder ela começa gostar. Era quase como um filtro, tirando energia pesada e devolvendo energia sutil a seu corpo. Ao final ela comenta:
- Mm, seu poder é realmente agradável!- Mesmo? E o que sente? - Pergunta com curiosidade sincera, querendo saber que tipo de efeito causava em outros.
- ... Calma ... Paz... Não sei, mas é bom sentir assim.Ao investigar suas roupas, ele não tinha encontrado nenhuma chave. Ela diz que há soldados esperando do outro lado da porta, ela deve bater duas vezes, eles destrancam e a deixam passar, trancando de novo. Nadhull pergunta quantos, ela diz que são dois na porta e mais um na parte baixa da escada, estes três parecem os mais perigosos. Há outros na parte de baixo da casa, mas não são muitos, porém ela não sabe dizer o número. Para alguém como ela possivelmente dois já bastariam para não querer fugir.
A opção mais óbvia parece ser o telhado (ou esperar Nasha voltar e enrola-la um tempo mais), ele pergunta se ela sabe se o telhado é guardado, ela comenta que normalmente só por um arqueiro, às vezes dois.
NERGALNiréia não se opõe a esperar, apesar do ar abafado, a forja era quente. A parte que estavam não tão perto da fornalha, mas o ar aquecido chegava a vocês, contrastando com o frio das ruas de Dafodil. Desprendendo uma pequena parte de energia, Niréia ainda faz o ar ali circular mais agradavelmente. O ferreiro parece nem perceber esta pequena liberação de energia da parte dela.
Ricardo não demora mais que poucos segundos pensando na resposta, parecia confiante:
- Sempre é possível, tudo depende só de tempo e investimento. E talvez criatividade. Para igual afinidade com mana branco e negro o ideal seria placas de ouro intercaladas com placas de bronze. O problema é que nenhum dos dois são leves.Ele nem precisa acrescentar que também não são baratos. Uma armadura toda de bronze já faria Nergal ter que vender um braço pra pagar, com ouro então seria absurdamente cara.
- Mas recentemente tivemos sucesso com ligas mais leves, aluminatas e ligas mob. É uma questão de testar até chegar numa liga ideal, levando em conta o custo peso versus o benefício quantidade de metal. Seria mais fácil se já possuíssemos uma receita, dependendo do que exatamente você quer, caso contrário a solução é ir acrescentando metal nobre à liga leve até ficar no ponto que lhe agradaria, mas este processo pode gerar certa perda de material.Nergal fica em dúvida se entendeu tudo que o outro diz; presume que aluminata deva ser algo possivelmente com alumínio, mas não faz ideia do que seria liga mob.