A década de 20 está terminando e foi um período sem outro igual. No início todos pensávamos que seriam tempos duros, afinal em 1919 acabara o maior conflito armado entre as maiores nações que se dividiram em dois blocos e combateram entre si, evento que chamamos de Guerra Mundial e fora sem igual até então. O que grande parte do mundo pensava era na dificuldade da reconstrução de tudo. Mas o que ocorreu foi completamente diferente... Um grande crescimento cultural e econômico. Cidades como São Paulo, Berlim, Londres, Paris, Chicago e Nova Iorque estavam na vanguarda cultural e econômica; elas ditavam a moda da década.
Chegamos em 1922 e começamos com a Semana de Arte de São Paulo, com a família Matarazzo patrocinando o evento que contou com alguns dos maiores nomes da época nas vertentes culturais. Em 1925, a Semana de Art Deco de Paris que veio ditando a moda de decoração. Nesta década os arranha céus nos EUA eram os bastiões da Art Deco.
No Rio de Janeiro em 1926 começam as obras de construção do Cristo Redentor projeto iniciado em 1921, obra finalizada em 1931 após 10 anos do início do projeto.
O cinema da década de 1920 foi caracterizado pelo início do cinema falado, que provocou uma mudança nos hábitos daqueles que frequentavam e faziam o cinematógrafo. Época em que se popularizava o chamado "american way of life", as bandas de jazz e a ousadia na moda, que vigorou até a grande Crise de 1929. O maior ídolo é Rodolfo Valentino, que em 1921 estreia O Sheik.
Ao longo desta década os artistas se consagram e surgem os primeiros astros e estrelas, como Charles Chaplin, Greta Garbo, Bebe Daniels e outros; é fundada a Metro-Goldwin Mayer Corporation.
Alguns marcos dos anos 20 no cinema:
1920 - Robert Wiene lança na Alemanha O Gabinete do dr. Caligari, filme considerado um dos melhores dos anos 1920.
1921 - É fundado o Fleischer Studios que, na década seguinte, criaria a Betty Boop, uma das personagens mais conhecidas em todo o mundo.
- Neste ano é lançada no Brasil a primeira revista especializada nas produções hollywoodianas - A Scena Muda.
- É lançado o clássico de Charles Chaplin, O Garoto.
1922 - Estréia em 4 de março de Nosferatu, filme de terror de F.W. Murnau.
1924 - Estréia de A Última Gargalhada, filme expressionista alemão ligado ao intimismo humano e a psicologia humana.
1925 - Sergei Eisenstein realiza a obra-prima Encouraçado Potemkim, na União Soviética;
- nos EUA, Charles Chaplin atinge o ápice de seu personagem vagabundo com A Corrida do Ouro.
- A Universal Pictures realiza O Fantasma da Ópera, na sequência de filmes de terror, inovando na arte da maquiagem.
1926 - É lançada no Brasil a revista Cinearte, com maior destaque para as produções do país (em contraste com A Scena Muda, que divulgava a produção estadunidense).
1927 - Metropolis introduz uma visão impressionante do século XXI. Produzido pela Universum Film AG (UFA), sua versão original integral sofreu um corte de 30 minutos, recuperados em 2010.
- Lançamento do primeiro filme falado O Cantor de Jazz.
1928 - Walt Disney lança seu Steamboat Willie, com o personagem Mickey Mouse - e que veio a se tornar o primeiro desenho de sucesso da Disney Studios.
Porém nem tudo foram flores e em Outubro de 1929, a era de ouro, os anos loucos ou ainda os anos dourados tiveram o fim com a queda da bolsa de valores de Nova Iorque. Será nesta década incrível, mas nos seus últimos meses que teremos o início de nossa história no Rio de Janeiro.
O Rio de Janeiro era um grande barril de pólvora político desde as revoluções em 22, 24 e 26, movimentos ligados ao Tenentismo. Mas estamos em 1929, e o então Governador de São Paulo é o maior indicado para ser nosso novo presidente do Brasil. Mas as lideranças de Minas Gerais e Rio Grande do Sul se unem para indicar um outro candidato, Getúlio Vargas, a presidência em oposição a Júlio Prestes de São Paulo.
É neste contexto histórico que estará nossa história, uma sociedade secreta que por debaixo dos panos utiliza de seu poder e influência para liberar um grande mal dormente... Será que o gigante irá despertar? Lendas e mistérios cariocas estão para serem revelados.
Jogadores:
@Artorias, @Caelestia, @Pikapool, @Christiano Keller,@Claude Speedy
Vagas a combinar.