Randal estava longe de Herr, de forma que o arqueiro falou e viu Randal fazer um sinal com a mão representando "depois conversamos".
Quando os lordes dos vales saem pelo Hall e depois descem pela escadaria, são seguidos pelos seus guarda costas. O tiefling é o último a sair. Seu guarda costas é um homem de físico invejável, 1,60 de altura, cabelos curtos rente a cabeça loiros, e olhos claros, com um ar de superior. O grupo monta nos cavalos, que estavam em um estabulo dentro do castelo, e seguem para o salão central, atravessando Essembra.
Dentro do salão central (onde Ilmeth conversou com o espada azul e Randal), que ainda está fechado, todos os Lordes sentam-se em uma longa mesa de madeira posta as pressas pelos aldeões para a reunião, seus guarda costas se posicionam de pé as suas costas.
- A situação é grave, Lordes dos Vales, diz Ilmeth. Se algum de vocês tem alguma coisa a ver com isso, esclareça AGORA, pois se descobrirmos isso depois, as conseqüências serão muito PIORES.
Imediatamente Vorstag intervem, com uma voz suave e amigável: - Permitam que eu fale, prezados Lordes. Esse ataque é uma afronta DIRETA soberania do nosso território. Sem a liderança de Lorde Ulath, ficaremos muito mais vulneráveis a ataques, e a população muito mais fragilizada. Lembro que o assassinato ocorreu em SEU território, e todos os aqui presentes possuem uma parcela de responsabilidade.
- DIABO DISFARÇADO! O QUE PENSA QUE ESTA DIZENDO! VOCÊ NÃO POSSUI NEM O DIREITO DE ESTAR REUNIDO AQUI, ESSA MESA NÃO É PARA GENTE DA SUA LAIA! Diz o Espada de Vale do Arco.
- POIS O ASSASSINO DEVE SER VOCÊ, SEMPRE ESGUEIRANDO-SE PELA FAMÍLIA DE ULATH, ESPERANDO A OPORTUNIDADE DE USAR DE SEUS FEITIÇOS! Diz Lorde de Vale Alto.
Começa-se a confusão, ao que Ilmeth intervêm:
- SENHORES, ACALMEM-SE! Não é hora disso, temos um problema maior para resolver. Ao que todos acalmam os ânimos e ficam em silêncio.
- Não tenho culpa de minha descendência, caros lordes dos vales. Isso não significa que eu tenha más intenções. Estou aqui para ajudar Vale Profundo da melhor forma possível, para defender os seus interesses nessa hora tão negra de sua vida. Ulath era muito importante, um exemplo para o Vale, Diz Vorstag. - A verdade é que para resolvermos este gravíssimo atentado ao nosso vale, eu, como representante direto dos interesses e da proteção de Vale Profundo, exijo que o território de Vau Branco seja entregue ao nosso território.
- O QUE? SEU OPORTUNISTA FILHO DE UMA DIABA VELHA, NUNCA CEDEREMOS ESTE TERRITÓRIO! Diz o Espada de V. Arco, Lorde deste vale.
- Então poderemos ter maiores problemas no futuro, caro Espada, diz Vorstag. Sua voz era calma e serena, o que fazia com que estas palavras não parecessem uma ameaça.
Novamente o tumulto se inicia. Ao que Ilmeth intervém.
- LORDES DOS VALES, ACALMEM-SE! Vorstag, não é hora de barganhar territórios. Proponho uma investigação deste assassinato senhores. Sim, temos que achar o culpado por este assassinato. Só então discutiremos as conseqüências.
Todos os lordes param de discutir, e pensam e conversam entre si. Ao perceber, Vorstag toma a palavra:
- Caro Ilmeth, entendo a sua boa intenção. Mas uma investigação levará meses para ser concluída, e a reparação ao nosso território será esquecida nesse tempo. Me parece que o senhor esta querendo ganhar tempo, não esperava essa atitude do justo Lorde de Essembra ...
Ao que Ilmeth interrompe: -Tenho certeza de que, mais do que ganhar mais terras, Vale Profundo deseja descobrir o assassino de Ulath. Nenhum dos Lordes aqui se pronunciou pelo assassinato da Lorde, o que demonstra que o assassino não esta presente nesta sala. Se o assassino não esta aqui, precisamos descobrir quem foi e o que quis com isso.
Todos os Lordes concordam. Vorstag não fica feliz. Ilmeth toma a palavra:
- Já que todos estão de acordo, vamos prosseguir com esta investigação. Cada um de vocês, Lordes, deverá indicar um homem para compor a equipe.
Lorde Merenor ainda diz: - Onze guerreiros chamarão muito a atenção, caro Ilmeth. Sugiro ainda dividirmos esse grupo em 3 partes, para termos grupos mais discretos e uma abrangência de investigação maior.
Todos os Lordes indicarão os seus guarda costas, de forma a deixar claro a sua intenção de desvendar o crime. Esse ato mostra que eles estão dispostos a abdicar de sua proteção para desvendar o crime. Um feito digno de ser lembrado em histórias de tavernas (e acordos posteriores...).
Após um breve silêncio e comentários entre os Lordes, Azimir começa:
Lorde Azimir: - Então que assim seja: O Vale da Pena envia Tordek Espanta Orcs, o melhor guerreiro do vale.
Lorde Merenor: - O Vale Alto envia o Último Recurso, e que sua espada destrua tudo o que tocar!
Alto Conselheiro Haresk Malorn: - O Vale da Névoa envia Jovak Creven, e que sua fúria devaste todos os nossos inimigos!
Lorde Ilmeth: - O Vale da Batalha envia Adugar , e que ele leve justiça aonde for.
Lorde Randal Morn: - O Vale da Adaga envia Herr, Ruína dos Orcs e que suas flechas dizimem exércitos para buscar o covarde assassino!
O Conselheiro Caius Pellagio: - O Vale do Rastelo envia Karagus Espada afiada, e que sua espada volte com o sangue do assassino!
O Espada do Vale do Arco: - O Vale do Arco envia o Aurion Escudo Vermelho, e que ele leve uma morte lenta e dolorosa ao covarde!
O Governador Interino Khelvos Dermmen: O Vale da Cicatriz envia Grigor Punho Ágil, e que seus punhos arranquem o coração do assassino!
Lorde Moutngrym: O Vale das Sombras envia Goronir StrongSword, e que sua espada corte a cabeça do assassino!
Lorde Sheneryl Faísca Negra: O Vale da Borla envia Zatãn Cajado de pedra, e que ele queime com sua fúria todos que se colocarem no seu caminho!
Vostag: - Faremos a investigação individualmente senhores. Vou me envolver pessoalmente com isso, após me reuni com Sawky. Isso gera um olhar desconfiado de todos, mas aceitável.
- E para que possamos resolver esse brutal acontecimento o mais breve possível, já que não ocorrera outro conselho em 2, 4 meses, o que deixara esta situação esquecida...esperaremos ate o início da tarde, após DEVEREMOS resolver de outra maneira. Vou me retirar agora, em breve me reunirei novamente com vocês. Diz Vorstag, enquanto sai do local. Os comentários dos Lordes, em tons baixos ou susurros:
- Víbora!
- Oportunista filho de um goblim!
- Ladrão miserável, ficaria feliz em tirar sua tripas.
- Prezados guerreiros, diz Ilmeth, vocês possuem uma responsabilidade enorme em suas mãos. Precisamos que ate o começo da tarde vocês nos tragam a solução deste mistério. Isso gerara um conflito que terá conseqüências drásticas para a terra dos vales. Temo que nosso curto tempo de paz vá acabar se não chegarmos a um consenso HOJE. Vorstag é uma víbora, pior, um Tiefling, mas sua motivação é no mínimo razoável. Caso não localizemos este assassino, guerras poderão vir, o que nos deixara mais vulnerável as ameaças de ANAUROCH e SEMBIA. O tempo está correndo, dividam-se em três grupos e comecem a investigação. Caso necessitem de algo, me digam AGORA, pois não temos tempo a perder.
Um garoto com roupas leves chega correndo, com um baú entre os braços, e o entrega a Ilmeth.
- Obrigado, diz Ilmeth. Este tira uma chave, pendurada a uma corrente de metal em volta do seu pescoço, abre o baú e entrega 3 poções de cura a cada grupo.
Os Lordes conversam entre si e acordam que os 2-3 personagens, formarão um grupo. E assim deve-se começar a aventura.
Ilmeth ainda conversa com o espada do vale do arco e Randal, mas não se pode ouvir o que ele disse. Em seguida Randal e o Espada reunem Herr e Aurion. ao que Randal toma a palavra: - Busquem o Incansável no Uivo do Lobo. Ele poderá ajudar a rastrear o assassino. Vão imediatamente, não queremos vocês reunidos com os demais grupos!