Leomar escreveu: Christiano Keller escreveu:+ Sobre os trabalhos manuais, achei que havia feito os 3 testes da perícia e encerrado o assunto. Porém se tem coisa pendente, vou fazer;
Não, vocês precisam de três ACERTOS abaixo dos três pontos do alvo. Dos três testes você só acertou um, então tem que fazer novos até dar três.
+ O elmo e a armadura, como descobri que para ser mago é melhor não usar armadura, então todo o conjunto precisa ser revisto. Preciso de um elmo para proteção para fazer os trabalhos na forja, mas não para fazer serviços como mago por ai, já a armadura precisa canalizar magia e não ser uma placa grossa de ferro com ferrugem que faz justamente o contrário do que quero;
é, isto você mesmo já tinha decidido antes.
+ Certamente vou ajudar o Ricardo a testar a armadura do Nergal;
ok, tem só que ver a ordem do que fará primeiro.
+ O projeto da forja do Tiberius, achei que você havia orientado a não perseguir esta opção;
Foi? Depois vou olhar de novo. Só tomem cuidado para não confundirem caso eu tenha falado por algum personagem, eles nem sempre ajudam.
De qualquer forma o projeto é algo que leva tempo, não dava para fazer enquanto estava enrolado com a armadura pra cavalo,
mas também não precisa ser abandonado totalmente, só não pode atrapalhar outros projetos pessoais, pois Tiberys certamente vai criar problemas na hora de soltar as verbas e outras coisinhas mais.
+ Certamente vou ajudar a Tirel, já até me prontifiquei pra isso, mas não desenrolou a conversa com o Ricardo;
Quando junto dois ou três jogadores na mesma cena, pela net a conversa pode ficar fora da ordem. Mas beleza, se já prontificou, depois que ela acabar os diálogos dela (creio que já acabou agora, ou tem poucos detalhes menos importantes para finalizar) vocês dois podem rolar Trabalhos Manuais e os acertos podem ser somados (tipo, se cada um de vocês tirar um acerto, conta como se fosse dois acertos, ou um acerto de duas horas, mesmo que errem todos os outros.
+ Sobre timidez, não diria que ele é tímido, é meio besta e enxerido, mas alguns aspectos por timidez ou não perguntar mais sobre o assunto é que considerei que a informação ou o evento estava completo ou não vi mais informações.
Bom, a impressão que passa é de que é um pouco tímido, mas isto não tem atrapalhado em nada. Quanto a não ver algumas informações, por isto gastei um tempinho hoje falando disto, pois vários estão fazendo isto. Como comentei acima, no teste que falhou o evento está realmente completo MAS pequenos detalhes, como o "se passar disto" podem render um pouco mais.
Um aspecto que considero nos jogos é não encher o saco do mestre e para tal se há "pergunta e o evento resposta trás informações" é hora de seguir e não insistir no evento. No meu caso a descrição da cena de Niréia: "Niréia já fez o teste e já constatou a enorme resistência à magia e fisicamente só sentiu frio na espinha e cócegas indicando que sentiu a energia dela, mas não soube canalizar." o evento acabou, se perguntar ou insistir, imagino já o mestre falando "o que não entendeu da cena que escrevi?";
Uma coisa que pode estar certo na minha mesa é que quase sempre vai ter algo nas entrelinhas ou possibilidades de interpretações diferentes.
Já disse em alguns lugares do jogo que o próprio cenário é criado em incertezas e várias vezes digo: "muitos acreditam que...", "segundo algumas lendas...", "linhas ortodoxas pensam... mas há quem duvide..." portanto mesmo que um mestre mago conceituado afirme algo, isto pode se mostrar falso em algum momento.
O Nergal, por exemplo, escolheu uma teoria mágica entre as várias que Josan apresentou, e quando foi falar com Keela ela já não concordou com ele, por enquanto cada um pode estar certo ou errado. Outro exemplo dele, ele está tentando ser lógico com um filósofo Sen, só que já viu que não adianta ser lógico demais com os Sen.
Eu algumas vezes provoco vocês com "se quiser rolar algo..." e até agora vocês sempre rolam, como se fosse um desafio. Não tem nada errado nisto, mas os dados podem sacanear vocês, tipo quando rolou percepção para Jussara e deu erro crítico, ela tava já na sua mas por causa do teste você não percebeu. Foi massa, mas se não tivesse rolado os dados poderia já ter rolado algo.
Então voltando ao evento, de fato não adianta você insistir no teste, pois realmente a resistência alta de novo melou tudo (isto devia mesmo acontecer, pois escolheu três elementos) PORÉM se não deu certo de uma forma, você pode partir para outra forma, e uma das possibilidades é fazer o teste não mais para canalização, mas para resistência a ataque. Se falhar vai cair no chão contorcendo com câimbra (algo que ela disse que pode acontecer), caso passe, pelo menos já aprende como se defender de ataques mágicos. Mas novamente, é uma POSSIBILIDADE, não quer dizer que precisa ir por este caminho. Outra situação possível é sondar com ela como pode usar esta resistência alta para se defender.
Outra coisa que ela comentou é que não pode te ensinar ENQUANTO não tiver permissão dos outros mestres, MAS mesmo se um de seus mestres criar caso com isto, você ainda pode contornar a situação, conversando informalmente sobre magia com ela.
Ou como diriam os Sen: um mais um não é igual a dois (necessariamente). Ah, e não sei se perceberam, mas gosto muito de usar parenteses no jogo, eles não são por acaso.
Então com estas informações, gostaria de ajustar parte do meu comportamento como jogador e gostaria de confirmar se faz sentido pra você:
+ O jogo não é ordenado por "pergunta / resposta" que fazem o jogador seguir em frente e sim por "pergunta / opções" fazendo o jogador considerar escolhas como insistir ou seguir em frente;
É uma boa forma de se ver. Jogadores podem muitas vezes "estragar" os planos do mestre, escolhendo algo que não leva a aventura para onde ele queria que a aventura fosse. Claro que eu eventualmente forçarei irem mais para um lado que outro, mas os jogadores tem o direito de estragar os planos dos mestres em boa parte das vezes. Algo que disse para o Kether e que tem a ver com isto: muitas vezes o caminho mais lógico não é necessariamente o melhor, pois baseio o cenário em muita coisa oriental, onde não há muitos caminhos retos, entende?
+ Como não domino os aspectos do jogo, exemplo: pra mim faz sentido ter armadura pesada e fazer magia, porém no jogo não funciona assim; logo pensei em fazer uma barra de status em algum lugar para marcar objetivos ou escolhas, faz sentido?
Para o seu personagem, que até pouco tempo não tinha dom mágico, fazia sentido ter uma armadura pesada, e ainda faz já que não deixará totalmente de mexer na forja. Mas se você já tivesse magia eu teria avisado que a armadura atrapalharia.
Fazer ANOTAÇÕES eu acho válido, eu mesmo deixo de fazer e tenho que ficar horas relendo coisas antigas, o que nem sempre é muito produtivo. Já uma barra de status com objetivos, tipo que vemos em jogos eletrônicos vai exatamente contra o que foi dito na questão anterior, isto FORÇARIA você seguir um único caminho e cumprir TODOS os objetivos, mas o interessante do RPG é poder ir mudando os planos.
@Dycleal a imagem sumiu pra mim também, mas coloquei outro link lá, se ainda der erro, tem a página: http://www.jonathonart.com/CathedralOfIllusion.html
Mas quando for colocar algo off, coloque aqui.